A ACOMODAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DE UMA FRANQUIA DE SUCESSO: THE POKÉMON COMPANY X YO-KAI WATCH

Texto 216 - Luiz Fernando [SITE]

No mercado competitivo, muitas empresas precisam adaptar seu sistema, tanto produtivo quanto gerencial, para poder sobreviver com seus produtos nesse mercado. Entretanto, quando o sucesso de uma marca abrange escalas mundiais, a organização tende a acomodar-se e utilizar da mesma “fórmula” para criação e venda de seus produtos, e, com isso, algumas dessas organizações conseguem perdurar no mercado.

A The Pokémon Company International é um bom exemplo desse caso: utilizando-se como abordagem o jogo e a animação da franquia, a empresa manteve a mesma essência dessas abordagens durante os anos: o jogo tendo como objetivo capturar Pokémon e conquistar insígnias para ser o campeão; o anime conta história de um garoto e seu principal parceiro Pokémon (mascote da franquia) viajando em uma jornada para ser um mestre. Com o grande “peso” que sua marca tem, aliado a uma boa estratégia de marketing, o sucesso da organização era assegurada.

Contudo, surgiu nas terras nipônicas uma franquia que, mesmo tendo seu destaque por volta de 2014 e 2015, conseguiu obter um merchandise maior que a franquia de Pokémon, que estava no mercado há quase 20 anos. Yo-Kai Watch, como é conhecido no ocidente, conquistou o público-alvo japonês, fazendo com que as vendas e audiência das séries da The Pokémon Company sofressem um declínio.

Muito é especulado que a ameaça desse novo rival foi o fator determinante para as mudanças que ocorreram na abordagem feita nos anime e jogos de Pokémon, passando a ter características mais infantis e com uma história diferente. É interessante observar que a presença de um concorrente e a possível perca de seu espaço no público consumidor fizeram com que houvessem mudanças na abordagem da Pokémon Company em seus produtos, tal como as características adotadas se assemelharem às usadas pela Yo-kai Watch.

Desse modo, a acomodação advinda da marca pode ser um fator gerador de riscos para a organização e a adoção de estratégias de melhorias em seu serviço tornaram-se necessárias para sobrevivência das empresas.

REFERÊNCIAS

 

Pokémon Blaster News. Ranking dos Animes Consulta. Disponível em: <http://www.poke-blast-news.net/search?q=ranking+dos+animes&max-results=20&by-date=true>. Acesso em 19 de jun de 2017.

Administradores. A Força da Marca. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-forca-da-marca/51207/>. Acesso em 19 de jun de 2017.

LF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>