É perceptível o crescimento do uso das redes sociais por diversos tipos de organizações. Tal utilização oferecem resultados eficazes, como: a disseminação da cultura organizacional, a diminuição dos custos de divulgação, a exposição diferenciada de produtos e serviços, e, principalmente, o aumento da interação entre a empresa e seu público alvo.
Apesar dos benefícios dessas redes, muitos gestores não possuem conhecimento acerca dos malefícios intrínsecos à sua má utilização. O efeito disto pode ser algo duradouro, prejudicando perpetuamente a imagem da empresa na mente dos consumidores.
Abaixo iremos listar alguns erros cometidos por empresas nas redes sociais:
1. Erros de língua portuguesa: excesso de gírias e erros de ortografia podem ser motivo de piadas, levando a um marketing negativo para a empresa;
2. Divulgação de conteúdo particular: a disseminação de informações pessoais pode levar a uma distorção do objetivo principal de uma empresa. É importante separar vida profissional de vida pessoal;
3. Desprezar seguidores: os seguidores são o principal objetivo de se ter uma rede social, é com foco neles que o conteúdo deve ser produzido. Logo, nunca ignore as perguntas e os comentários de seus seguidores;
4. Não postar regularmente: as páginas nas redes sociais possuem um compromisso diário com seus seguidores, por isso, a falta de postagens dá uma alusão de abandono da página, acarretando na migração dos seguidores;
5. Não analisar estatisticamente: o progresso de uma página é mensurado por meio do uso de ferramentas estatísticas, com isso é possível observar os melhores horários para postar e quais conteúdos geram maior retorno.
Devido a estes fatores, é de suma importância saber utilizar todas as ferramentas de forma mais eficiente possível, pois um simples erro pode acarretar um alto prejuízo para a empresa.
REFERÊNCIAS:
Link: Principais erros cometidos pelas empresas nas redes sociais. Disponível em: <http://marketingfuturo.com/principais-erros-cometidos-empresas-redes-sociais/>. Acesso em: 29 de abril de 2016.