Se você assistir a série House of Cards, logo vai perceber como a implacável dupla Claire e Frank Underwood são incríveis em suas apresentações. Seja angariando votos no Congresso, seja discursando em público na sala de imprensa da Casa Branca, seja nos comícios da campanha eleitoral, os Underwood sabem envolver o público, passar sua mensagem e alcançar seus objetivos.
Essa habilidade de se comunicar com sucesso com sua plateia, tão bem dominada pelos Underwood, é indispensável àqueles que precisam apresentar ideias, projetos, seminários, palestras em seu dia a dia.
Então, como fazer uma boa apresentação?
Em arquivo disponibilizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a UFJF, têm-se que é indispensável conhecer o seu objetivo antes de elaborar a apresentação. É preciso que o objetivo, seja ele de entreter, convencer ou demonstrar, norteie a apresentação.
Conhecer o seu público é um aspecto considerado importante. Atentar para o que o público possivelmente já sabe, faz com que ele não fique entediado ou duvidoso do que se fala. E, segundo Eduardo Adas e Rogerio Chequer, especialistas em apresentações, elementos como drama e suspense podem ajudar a captar o público emocionalmente, acompanhados de exemplos do dia a dia.
É imprescindível estruturar a apresentação de forma clara e cuidadosa, buscando facilitar o entendimento da plateia. Adas e Chequer apontam que é interessante apoiar a apresentação em storytelling. Slides devem ser utilizados como apoio e não ponto central, segundo o arquivo. Eles devem ser minimalistas e fazerem pouco uso de texto e mais imagens; complementar à fala e sincronizados ao conteúdo. É importante também atentar para a expressão corporal e utilizar anotações que não estejam presentes nos slides.
Por fim, o arquivo apresenta a importância de praticar. É fundamental ensaiar a apresentação algumas vezes, fortalecendo a certeza do que deve ser falado e garantindo o domínio do conteúdo que será explanado, bem como dos detalhes que incrementarão o momento.
O fechamento do negócio, a obtenção de uma boa nota, a aceitação de uma ideia em uma reunião, muitas vezes são determinados por uma boa apresentação. Portanto, pensar na elaboração, no slide, na plateia e nos ensaios de uma apresentação é fundamental para o sucesso esperado.
Referências:
Exame. 7 características de uma apresentação arrasadora. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/7-caracteristicas-de-uma-apresentacao-arrasadora> Acesso em: 07 de abril de 2016.
UFJF. 10 Dicas para uma boa apresentação. Disponível em: <http://www.ufjf.br/petcivil/files/2009/02/10-Dicas-para-uma-Boa-Apresenta%C3%A7%C3%A3o.pdf> Acesso em: 07 de abril de 2016.