AS CELEBRIDADES NO MUNDO DO MARKETING

Arte Victória SITE

Desde o início da comunicação de massa, pelas mídias impressas, na era do rádio e com a popularidade da TV, os garotos propaganda (celebridades, artistas, atletas ou pessoas de alto prestígio em seus segmentos) ajudam a construir mensagens de marca e a estimular hábitos culturais e de consumo, sendo assim os consumidores influenciados por alguém que exerce de algum poder na sociedade, seja pela familiaridade com o público ou pela fama do momento, por exemplo.

Por conta da grande popularidade e influência causada pelos famosos ao público, os empresários começaram a investir nessa nova maneira de publicidade. Incentivando os clientes a comprar produtos representados pelas celebridades, pois estas figuras públicas possuem um poder de persuasão muito forte e isso aumenta a probabilidade de compra ou utilização de um serviço.O meio corporativo atual é movido à propaganda e a associação de um artista popular a uma determinada marca, é um ponto positivo para aceitação de um determinado produto. Essa prática também é adotada com os produtos infantis. Nesse caso, são utilizados personagens de desenhos animados ou famosos que trabalham com o público infantil e isso o entusiasma a dar prioridade para determinada mercadoria.

Crescitelli Stefanini (2009) afirma que um produto com licenciamento vende na média de 25% à mais do que o similar que não seja licenciado. Esse aumento relevante nos preços leva-nos a questionar o porquê do aumento considerável e à superioridade na venda de tais produtos, uma vez que, existem no mercado produtos similares, em termos de funcionalidade, e por via de regra, mais baratos. A celebridade aumenta o preço de forma indireta através de uma cadeia causal baseada nas qualidades observadas nela mesma e nas qualidades que transmite ao produto que anuncia. De forma direta, o famoso aumenta o preço pelo mero fato de ser famoso.

Contudo, podemos concluir que as celebridades desempenham um papel relevante na comunicação de marketing das marcas, podendo dessa forma, ser uma boa estratégia para empresas que procuram vender mais seus produtos, criando através das celebridades, um valor por parte do consumidor com a marca. O consumidor tem a percepção popular de que o uso de um produto por uma celebridade traz credibilidade à marca, pois se a marca não fosse boa, provavelmente não seria utilizada por um famoso.

As marcas e as celebridades. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/as-marcas-e-as-celebridades/75659/> Acesso em: 02 de Março de 2016.

Marketing: o papel das celebridades na propagação da marca. Disponível em: <http://www.adnews.com.br/artigos/influencers-marketing-o-papel-das-celebridades-na-propagacao-da-marca> Acesso em: 29 de Fevereiro de 2016.

MARKETING (MKT). Disponível em: <http://ebamaceio.com.br/2015/anais/artigos/artigo5.pdf>  Acesso em: 02 de Março de 2016

Victória Mendes

One thought on “AS CELEBRIDADES NO MUNDO DO MARKETING