Acessibilidade no comércio

texto 103 - Yara Barreto SITE

O comércio ainda esbarra em dificuldades de adaptação às pessoas com deficiência, mesmo após a regulamentação em 2000, da lei que garante acessibilidade na rua, prédios ou estabelecimentos comerciais para quem tem qualquer deficiência.

Segundo o último Censo do IBGE de 2010, cerca de 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil, número que pode ser visto como oportunidade para satisfazer clientes em potencial. O conceito de acessibilidade abrange a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, meios de transporte e comunicação; por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Rampas na entrada, banheiros adequados, intérpretes para surdos, informações acessíveis a pessoas cegas ou de baixa visão, sinalização, calçadas livres, balcões acessíveis, corredores largos e profissionais capacitados são todos exemplos de iniciativas que tornam o empreendimento pronto a receber pessoas com deficiência. Além disso, estima-se que tal atenção pode se tonar um ponto de referência para aqueles que prezam por maior segurança, pois há muitas comunidades virtuais entre esse público alvo, que recomendam tais organizações.

Entretanto, Marcelo Guimarães, PhD especializado em soluções de acesso para deficientes, destacou que “…espaço e bom-senso são fundamentais. A correta escolha entre a quantidade de produtos expostos e a liberdade de movimentação dos clientes pode implicar em menos custos e maior impacto sobre a experiência de compra”. Por fim, “é importante democratizar o acesso a todos os clientes nos estabelecimentos comerciais. Além de ampliar a gama de clientes, é uma questão de cidadania e respeito a quem, como qualquer outra pessoa, faz suas compras e deseja ter um bom atendimento”, ressalta o ex-presidente do Sistema Fecomércio Minas, Renato Rossi.

Referências:

Odiario.com. Falta de Acessibilidade nas Lojas. Disponível em: <http://maringa.odiario.com/imoveis/2013/12/falta-acessibilidade-nas-lojas/791608/>. Acesso em: 5 de abril de 2016.

SEBRAE. Dicas SEBRAE: Empreendimentos Acessíveis. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/pe-cartilha-acessibilidade-com%C3%A9rcio.pdf>. Acesso em: 5 de abril de 2016.

BH Legal. Investimento em Acessibilidade Conquista Clientes. Disponível em: <http://www.bhlegal.net/blog/investimento-em-acessibilidade-conquista-clientes/>. Acesso em: 5 de abril de 2016.

Yara barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>