Música e Marca: uma combinação envolvente

Texto 199 - Carol [SITE]

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”. Em concordância com o pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, inúmeros estudos elucidam a importância da música para a vivência humana, visto que ela se faz presente nos mais diversos momentos de nossas vidas.

Momentos felizes, tristes, de estudo e de relaxamento. É… Não existe hora certa para escutar uma boa música! Segundo muitos pesquisadores, a música é uma modalidade de expressão humana que proporciona o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos, promovendo, assim, equilíbrio emocional e uma sensação de bem-estar que não pode ser descrita. Desse modo, o marketing sensorial, ações desenvolvidas pelas marcas com o intuito de impressionar os sentidos dos consumidores, é importante para estabelecer uma conexão única com o comprador.

Partindo do pressuposto de que a música transforma a percepção de mundo das pessoas, muitas marcas trabalham com essa vertente do Marketing para propagar seus produtos e serviços. Elas utilizam, sabiamente, o artifício musical a fim de atrair consumidores, fazendo com que eles remetam o som a experiências agradáveis.

Nesse sentido, você provavelmente já ouviu algum cacarejo e deve, pois, saber que esse som é emitido por uma galinha. Sabe-se, também, que existem milhares de aves no Planeta Terra, mas somente a galinha emite essa toada e nós, seres humanos, associamos esse som, especificamente, a ela. É dessa maneira que trabalham as marcas quando o assunto se trata de música.

A título de exemplo, se nós escutarmos Wavin Flag, virá à tona a vontade de tomar aquela Coca-Cola bem geladinha com limão e isso ocorre porque esta música é vinculada àquela marca e quando a escutamos, lembramos-nos da latinha vermelha. Dessa maneira, percebemos o quão essencial a música é para o sucesso de vendas das marcas.

E você, já pensou qual música representa sua marca?!

FONTES:

Listen X. O que é Music Branding? Disponível em: <http://blog.listenx.com.br/o-que-e-music-branding-2/> Acesso em 19 de maio de 2017

Estúdio Jazz. O Som das Marcas. Disponível em: <http://estudiojazz.com.br/sound-branding/> Acesso em 19 de maio de 2017

carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>