BULLYING: Posicionamento do Administrador na Organização.

Texto 201 - Samuel [SITE]

Com o advento da modernidade, a prática do bullying ou do assédio moral não é um ato que acontece apenas entre estudantes em ambiente escolar ou lugares que jovens frequentam, mas também com adultos em ambientes organizacionais (como empresas e instituições), diferentemente do que a maioria das pessoas pensa.

O papel do administrador como gestor é tentar identificar a diferença das brincadeiras saudáveis como forma de interação e integração na equipe do bullying e assédio moral. Com algumas diferenças nas suas definições e muita semelhança nas suas consequências, o bullying ou assédio moral, pode se tornar um grande pesadelo para muitas pessoas. Para a legislação brasileira, ainda não existe a diferenciação entre bullying e assédio moral, sendo todas essas práticas denominadas pelo último termo. A diferença entre os dois é que o bullying tem as mesmas características que o assédio moral só que com mais frequência nos atos.

Algumas das consequências dessas práticas negativas na organização é o medo, a falta de transparência de funcionários e o clima negativo entre colaboradores, além da diminuição da produtividade e a alta rotatividade de funcionários na organização. Ademais, tudo isso são consequências de um ambiente em que falta confiança e respeito.

A principal ferramenta do gestor para se combater tais práticas de agressões morais ou físicas é sempre a utilização do diálogo, principalmente com o agressor, para buscar equilíbrio e o entendimento. Se a questão entre o par não for resolvida, deve-se levar a ocorrência para o chefe direto. Nas situações em que o opressor for o chefe direto, o posicionamento do gestor deve ser de levar o problema para a área de Gestão de Pessoas (RH). Se o comportamento abusivo do agressor for comprovado, é possível ocasionar demissão por justa causa e processo disciplinar.

Portanto, como profissional e gestor, é preciso pensar e lidar com o bullying e o assédio moral nas organizações de forma séria, pois em casos mais extremos, a prática constante pode levar as pessoas à depressão e fobia social.

Referências:

Administradores.com.br. Como reconhecer o bullying no ambiente de trabalho e acabar com o problema. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/como-reconhecer-o-bullying-no-ambiente-de-trabalho-e-acabar-com-o-problema/104850/> Acesso em: 24 de abril de 2017

Administradores.com.br. Não é brincadeira: como o “bullying corporativo” destrói profissionais e empresas. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/nao-e-brincadeira-como-o-bullying-corporativo-destroi-profissionais-e-empresas/94988/> Acesso em: 24 de abril de 2017

Administradores-rj.blogspot.com.br. Bullying no ambiente de trabalho. Como reagir?. Disponível em:  <http://administradores-rj.blogspot.com.br/2015/01/bullying-no-ambiente-de-trabalho-como.html> Acesso em: 24 de abril de 2017

Samuel