“Com licença senhor(a)”, “meu nome é Betina”, você sabe como utilizar a Internet para empreender? “Nunca nem viu”? Então aguarda, pois “juntos e shallow now” vou te mostrar o mais novo ícone da Internet.
O tão famoso “meme” utiliza da analogia, em conjunto com o meio científico, para explicar o quão esse termo está intimamente ligado aos fatores culturais da contemporaneidade (COELHO, 2017). Eles possuem como fim provocar o riso nos leitores sentados do outro lado da tela, com base nos perfis desses. No entanto, não basta ser engraçado, é importante que seja algo criativo e extremamente atual, interagindo de forma rápida e dinâmica com os seguidores (SOUZA, 2017).
Fazendo jus à fama de gostar de inventar as coisas, já tem brasileiro com planos para conseguir uma graninha extra com “memes”, transformando o hobby em profissão. Em decorrência disso, algumas empresas de publicidade – como a OLX, a Netflix, a Kit Kat, entre outras – mapeiam esses produtores de “memes” com o intuito de utilizá-los como uma jogada de marketing viral e, assim, atrair o máximo de consumidores para seus produtos (SOUZA, 2017).
Para atrair parceiros ou colaboradores, e obter sucesso, são estipuladas táticas de forma estratégica. Isso faz-se necessário porque a qualidade é o principal fator constituinte do processo de produção. É ela a responsável por fazer os seguidores virarem clientes, de forma que gere um ciclo vicioso (SOUZA, 2017). Devido a isso, os “memes” que chegam ao público devem ter um compromisso com a identidade dos usuários online, visto que esse sentimento de pertencimento contribui para a viralização. (COELHO, 2017).
“E aí razão da minha libido”? Tá disposto (a) a se render a esse tipo de empreendedorismo? “Deus me livre, mas quem me dera”. Vale ressaltar que basta ter força de vontade e desenvolver sua criatividade para atingir seus objetivos. Quer se aprofundar no tema? Pesquisa no Google Acadêmico artigos científicos ou, então, “pergunta no posto Ipiranga” ;). #FicaADica.
Imagem: https://bit.ly/2kTDrSl
REFERÊNCIAS
COELHO, Clícia Tatiana Alberto. Que histórias os memes podem nos contar? Pedagogias culturais e currículo. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) biográfica, v. 2, n. 6, p. 615-628, 2017.
SOUZA, Felipe. Fábrica de memes: como brasileiros profissionalizaram criação de vídeos e fotos que bombam nas redes. 2017. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-39402172>. Acesso em: 09 jun. 2019.