A Fantástica Fábrica de Chocolate e a Gestão de Pessoas

Texto 169 - Gloria [SITE]

Educadores e gestores se utilizam, comumente, de filmes para aprofundar os ensinamentos que buscam transmitir em suas aulas, workshops e cursos, tendo em vista que os filmes são fontes de aprendizado.

Analisando o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” sob a ótica de um Gestor de Pessoas é possível enxergar diversos ensinamentos acerca do mundo profissional, apontados abaixo.

Junto com toda a fantasia do filme é possível perceber um eficaz processo seletivo, em que Willy Wonka – dono da fábrica – promove um concurso em que cinco crianças podem ser observadas, sob um olhar administrativo, como os candidatos. Elas conhecem o empreendimento e passam por situações semelhantes às dinâmicas em grupo realizadas por grandes empresas, mostradas no filme como desafios, para que no final, uma criança seja eleita a herdeira da fábrica, ou seja, se tornar o funcionário que ocupará a vaga.

O candidato eleito “o herdeiro da fábrica” foi Charlie, que passou por todos os testes propostos por Wonka, mostrando-se disciplinado e honesto. Dessa forma, percebe-se que o dono da fábrica elaborou um processo seletivo em que o único candidato que chegaria ao final fosse aquele que realmente se enquadrasse no cargo.

O filme consegue mostrar a importância de um eficaz processo seletivo e como a forma que ele é planejado – como quais as dinâmicas e o que elas devem avaliar – leva a maior possibilidade de um candidato ideal ocupar a vaga.

FONTES

Passa no rh! Disponível em: <http://passanorh.99jobs.com/5-filmes-com-licoes-valiosas-para-gestao-de-pessoas/>. Acesso em 09 de dezembro de 2016

Gestão de pessoas MBA. Disponível em: <http://www.gestaodepessoasmba.com.br/p/filmes-e-videos.html>. Acesso em 09 de dezembro de 2016.

Gloria Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>