A reinvenção tem sido algo fundamental para qualquer segmento de mercado. Dentre estes, pode-se citar a indústria cinematográfica nacional, que vem apostando em novos temas dentro da comédia como, por exemplo, o tema “mãe”, presente no filme “Minha mãe é uma peça”, estrelado pelo ator Paulo Gustavo.
A franquia, que já está no seu segundo filme, fala sobre a relação de Dona Hermínia, uma dona de casa bem humorada, com a sua problemática e amada família. O longa-metragem retrata de forma leve e simpática o cotidiano das famílias brasileiras. Esta abordagem diferenciada trouxe consigo bons resultados, pois o público realmente se identificou com as situações vividas pela protagonista.
Minha mãe é uma peça estreou no ano de 2013 e vendeu 413.000 ingressos em seus primeiros dias em cartaz. Seu circuito de lançamento teve um aumento considerável para o segundo filme, pois em 2013 foram 307 salas, e em 2016 o filme estreou em 1.055 cinemas. De acordo com a ComScore Consultoria, a sequência levou, em seu fim de semana de estreia, mais de 700.000 pessoas aos cinemas, conquistando o primeiro lugar nas bilheterias e arrecadando mais R$ 10,1 milhões. No total, “Minha Mãe é uma Peça 2” já arrecadou R$ 36,7 milhões e obteve um público de 2,7 milhões de pessoas.
Sendo assim, é importante que as empresas busquem sempre a melhoria contínua, pois não há fórmula certa para o sucesso, principalmente na indústria cinematográfica, fortemente marcada pelo dinamismo. É preciso estar atento a todas as mudanças, ser criativo e se conectar com os gostos do seu público para utilizar todas essas ferramentas a seu favor.
FONTES:
‘Minha Mãe É Uma Peça 2’ domina bilheteria e supera ‘Rogue One’. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/entretenimento/minha-mae-e-uma-peca-2-domina-bilheteria-e-supera-rogue-one/>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2017.
Minha Mãe É uma Peça 2, a segunda melhor estreia nacional no ano. Disponível em: < http://veja.abril.com.br/entretenimento/minha-mae-e-uma-peca-2-a-segunda-melhor-estreia-nacional-no-ano/>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2017.