PERSONAL BRANDING: VOCÊ É SUA MARCA

Texto 156 - Andréa [SITE]

O mercado é naturalmente competitivo, tanto para as empresas que lutam por uma posição entre os clientes exigentes, quanto para você, que procura se destacar dentre as pessoas que buscam um emprego ou cargo dentro dessas organizações. Então, qual é a impressão que você causa nas pessoas? Será que essa imagem está lhe ajudando a alcançar seus objetivos profissionais? Mediante esses questionamentos, será apresentado o conceito de Personal Branding, que é a gestão de sua marca pessoal, para construir algo muito importante, sua reputação, e assim aumentar seu valor no mercado.

Logo, com essa prática, você passará a se esforçar para investir em si próprio, realizando, por exemplo, cursos de qualificação mesmo se o momento for de crise ou se este curso for caro, pois mais a frente terá aqueles que se abalaram por essas situações e então você sairá na frente de todos por ter adquiro esse conhecimento. Mas, então, como por em prática o Personal Branding? A mestranda em Neuromarketing e MasterCoach International Daniela Viek nos apontas os seguintes passos:

1        Autoanálise: primeiramente, deve-se fazer uma profunda autoanálise para identificar os principais pontos que o tornam único, essas características são um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes específicas.

2        Impressão do mercado: em seguida, verifica-se se esses pontos são reconhecidos pelas outras pessoas. Isso lhe proporcionará a visão do que deverá aperfeiçoar no gerenciamento da sua marca.

3       Estabelecendo objetivos: depois, é definida a visão clara de onde se quer chegar a curto, médio e longo prazo.

4        Marketing pessoal: nesse momento, usam-se ferramentas e ações para sua promoção ao público, por exemplo, interagir nas mídias sociais, participar de eventos corporativos e workshops para assim promover sua marca pessoal.

O Personal Branding é uma técnica que pode ser usada por todos os tipos de profissionais do mercado, entretanto, os administradores devem ter atenção especial, pois estes se mantêm em intenso contato com pessoas e devem mostrar competência, tanto na administração das organizações, como na gerência de si mesmos.

REFERÊNCIAS

BENDER, Arthur. Personal branding: construindo sua marca pessoal. São Paulo: Integrare, 2009.

VIEK, Daniela. Por que investir em sua marca pessoal é estratégico antes, durante e após a crise. In: FÁBIO BANDEIRA DE MELLO (Org.). Driblando a crise: como dar a volta por cima e prosperar. João Pessoa: Administradores.com, 2016. p. 18-23.

andreá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>