Brainstorming: geração de alternativas

Texto 154 - Yara Lima [SITE]O Brainstorming é uma técnica criativa para geração de alternativas, sendo este termo criado em 1953, pelo publicitário americano Alex Osborn. O método é bastante difundido pela sua simplicidade de operação, por isso é utilizado em várias áreas do conhecimento, tais como marketing, design, gestão, etc.

Salienta-se, pois, que para sua aplicação, algumas observações devem ser salientadas, são elas: a) inicialmente, a quantidade de ideias apresentadas deve ser mais observada do que a qualidade das propostas, b) não pode haver censura, para não promover um bloqueio na variedade de alternativas apresentadas; c) e por fim, ter definido que as ideias são utilizadas com liberdade para aperfeiçoamento, logo, não há um dono específico das propostas.

Para realizar um brainstorming eficiente, a jornalista Beatriz Rey, pós-graduada em Negociações Econômicas Internacionais pela Universidade Estadual Paulista, aponta os seguintes passos a ser seguidos:

1. Comece com o problema: a reunião deve começar definindo claramente qual problema será discutido;

2. Quem e para quê: a equipe deve ter conhecimento consolidado sobre as necessidades dos interessados em encontrar uma solução;

3. Ambiente favorável: as pessoas devem sentir-se confortáveis no local em que a reunião será realizada;

4. Inspire-se: as pessoas devem ser orientadas a revisar o problema antes de iniciar a reunião, a fim de que as soluções fluam melhor;

5. Ideais nascem na mente: cada participante deve ser instigado a propor soluções para o problema discutido, sendo estas propostas registradas, objetivando a escolha da melhor posteriormente;

6. Discussão coletiva: o ideal é que todos participem da discussão, logo, é sugerida a existência de um moderador, a fim de promover uma participação de todos os envolvidos;

7. Abra as torneiras: o acúmulo de ideias é importante, para que possa haver a seleção das melhores;

8. Ideias selvagens: Não deve haver julgamentos no momento em que a ideias forem apresentas, visto que isto interrompe o fluxo da criação.

A utilização do brainstorming apresenta-se assim como uma boa opção para resolução de problemas e criação de novos negócios, uma vez que fornece de forma dinâmica e criativa, um arsenal de novas ideias e propostas para um mesmo desafio.

Fontes:

ALVES, Hobedes de Albuquerque; CAMPOS, Fábio; NEVES, André. Aplicação da técnica criativa “Brainstorming Clássico” na geração de alternativas na criação de games. Universidade Federal de Pernambuco, Dept.de Design,Brasil, p. 01–06.

RAY, Beatriz. Como fazer um brainstorming eficiente. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/181/noticias/como-fazer-um-brainstorming-eficiente>. Acesso em: 13 de outubro de 2016.

Yara Lima