Os consumidores da nova era

Arte Andrea SITE

Para alguns profissionais da área do marketing, este deve ser entendido como uma ferramenta que busca formas de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor para, assim, gerar lucros à organização. Logo, nessa nova era da informação surge a imagem do consumidor 3.0.

O chamado consumidor 3.0 é comunicativo, hiperconectado e quer rapidez na prestação de serviços e compra de produtos. Esse consumidor é mais confiante para fazer compras e pesquisas em diversos sites, e esse grande fluxo de dados lhe dá mais empoderamento. Logo, quando marcas tentam se beneficiar com preços altos podem acabar afastando-o já que este possui informações em tempo real dos preços em mercado. Outra característica interessante é que os consumidores 3.0 gostam de promover produtos que lhes tragam satisfação e dão mais valor à opinião dos outros consumidores do que a propagandas propriamente distas.

A mudança nas características do consumidor ligado principalmente a essa nova era traz grandes desafios e novas oportunidades, então o dever das empresas é criar estratégias para aproveitar ao máximo essa nova configuração do mercado consumidor. Assim, a lógica é clara: para se obter lucro são necessários clientes, e para se obter clientes é necessário conhecer seu perfil.

CAMPI, Márcio Elidio. A evolução do consumidor. 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-evolucao-do-consumidor/47141/>. Acesso em: 12 jul. 2016.

DEWEIK, Albert. Consumidor 3.0: conheça suas principais características. 2016. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/marketing/consumidor-3-0-conheca-suas-principais-caracteristicas/111774/>. Acesso em: 12 jul. 2016.

PETER, J. Paul; OLSON, Jerry C.. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. 8. ed. Porto Alegre: Amgh Editora, 2010.

andreá

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>