A música pode se relacionar a lembrança, emoção, desejo e sonhos. Ela é capaz de ativar memórias, lembranças de infância, impulsionar relacionamentos e torná-los mais sadios. Em estratégias de marketing não é diferente.
Existem alguns filmes publicitários que se destacam pela trilha sonora e se tornam consideravelmente mais significativos do que os clipes originais das canções, como o comercial do produto de limpeza Veja, que é protagonizado pela cantora Valeska Popozuda, com a sua música “Eu sou a diva que você quer copiar”.
A música, na maioria dos casos, é encaixada à ideia já existente. Em outros, a ideia é desenvolvida a partir da letra. Isso depende muito da mensagem, da sensação que se quer transmitir e da estratégia que se quer utilizar. Porém, é unânime para todos os casos, a escolha da música poder gerar uma experiência emocional com a marca e, a partir disso, desenvolver a relação com os clientes.
Portanto, a música pode funcionar como um facilitador na estratégia de marketing, atuando para criar uma ligação com os clientes a partir de uma conexão emocional.
Referências
EXAME.11 músicas que fizeram sucesso na publicidade. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/11-musicas-que-fizeram-sucesso-na-publicidade#2>. Acesso em: 14 de junho de 2016.