Resenha Crítica

Artigo 17 Manu

A obra Educação e Mudança, de Paulo Freire, tem por objetivo a análise do papel preponderante que a educação exerce no processo de mudança social. Em consonância ao pensamento marxista, o autor instiga o leitor à reflexão sobre qual fundamentação a educação tem se estabelecido: estável, para manter a ordem vigente; ou crítica, voltada à transformação social.

A educação é aqui concebida não como mero instrumento de adaptação dos indivíduos à sociedade, mas como processo de desenvolvimento da tomada de consciência, a fim de possibilitar ao indivíduo sua busca por emancipação. A educação é, pois, instrumento de diálogo, politização, reivindicação, participação social.

Freire convida o leitor a refletir criticamente acerca da sociedade posta com seu sistema educacional voltado para a lógica mercadológica, afastando-se assim de sua origem quando servia de elemento para crescimento do homem como ser individual e grupal.

Registra-se aqui o convite à leitura e apreensão desta obra, cujo estudo crítico tem suas reflexões fundamentadas na concretude do cotidiano e não em mero intelectualismo, e são inspiradas no amor e esperança, o que fornece subsídios para o exercício de uma prática profissional em Administração que busque ir além do gerenciamento de pessoas ou recursos visando o lucro, mas que inspire resolução de problemas, superação e transformação social.

Fonte: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 7. ed. vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Emanuella

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>