A Mulher-Maravilha das organizações

Texto 229 - Ingrid [SITE]

Lançado em julho de 2017, o filme da “Mulher-Maravilha” traz a mensagem de poder, reconhecimento e empoderamento feminino. Diana Prince, interpretada pela atriz israelense Gal Gadot, não tem medo de se impor e mostrar a que veio. O filme reforça a ideia de que as mulheres podem assumir riscos e que, quando agem de forma segura, autoconfiante e corajosa, alcançam posições de destaque.

A luta por mais reconhecimento da liderança feminina nas organizações sempre foi acompanhada de preconceitos e desafios. O filme retrata, de forma implícita, como a mulher pode superar tais entraves. Então, confira quatro lições que podemos tirar do filme.

Esteja preparada: Invista em sua capacitação pessoal, porque além de ser uma maneira de ganhar uma vantagem competitiva, uma especialização ou curso pode otimizar seus resultados e, consequentemente, os da organização em que está inserida.

Deixe claro as suas opiniões: Não existe outro método que torne as pessoas conhecedoras de sua posição, logo é preciso que a deixe explícita. As cenas que acentuam essa ideia no filme são as que retratam a participação de Diana Prince nas “reuniões de homens”, onde ela expõe sua posição acerca do que pensa de uma forma segura e decidida.

Seja autoconfiante: Não tenha medo de ser expressiva. Acompanhado do medo está a insegurança, o famoso “medo de não ser o suficiente”. Esse ponto corrobora com o anterior, pois grande parte das pessoas, na maioria das vezes, não expressam suas opiniões por medo de serem descartadas ou mal compreendidas no âmbito coletivo. No entanto, quando você não acredita na sua capacidade, você permite que outras pessoas tomem suas decisões. A dica é enfrentar a timidez e o medo para compartilhar seu posicionamento, fazer suas escolhas e assumir suas responsabilidades.

Foco no que quer: Tenha um objetivo e lute para alcançá-lo, não deixe que limitem seus planos. Mantenha o foco e a disciplina para chegar ao ponto onde quer estar.

O preconceito que se perpetua dentro das organizações acerca do empoderamento feminino não será tão facilmente extinguido, o que significa que as batalhas por igualdade e reconhecimento, tanto dentro como fora do âmbito profissional, devem continuar. Logo, as mulheres-maravilhosas da vida real possuem o dever de quebrar essas barreiras culturais através de suas ações realizadas com afinco e dedicação.

Referências

Portal dos Administradores. A mensagem de esperança e de empoderamento feminino reforçada pelo filme da Mulher-Maravilha. Disponível em <http://www.administradores.com.br/noticias/entretenimento/a-mensagem-de-esperanca-e-de-empoderamento-feminino-reforcada-pelo-filme-da-mulher-maravilha/119910/>. Acesso em 25 de julho de 2017.

Portal dos Administradores. Liderança feminina nas organizações: um novo espaço para a mulher. Dispinível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/empoderamento-feminino/103513/>. Acesso em 25 de julho de 2017.

 

INGV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>