HAVAIANAS: TODO MUNDO USA

Texto 231 - Rithele [SITE]

 

Que os produtos da marca Havaianas são bastante conhecidos isso todo mundo já sabe.  Mas como ela conseguiu ser reconhecida por tantos países?

No início, a Havaianas queria atingir o público da classe média alta, mas não foi o que aconteceu. Em 1980, ela era considerada sandália para pessoas com menor condição financeira e um item da cesta básica brasileira. O resultado disso foi a perda do charme e a fama de ser dirigida a pessoas pouco exigentes. Elas se transformaram em artigo popular e, se alguém possuía um par, não tinha coragem de sair de casa com ela.

A partir de então, o objetivo era ampliar ou mudar a imagem que os consumidores e, principalmente, os não consumidores, tinham da Havaianas. Para isso, foram usadas duas estratégias básicas: alteração do marketing e da marca e releitura do produto.

Na tentativa de fazer a marca ganhar mais visibilidade, a Havaianas investiu em marketing informal. Figuras famosas, brasileiras e estrangeiras, começaram a ser vistas calçando-as – graças à distribuição gratuita de edições limitadas das sandálias. Com humor, descontração, simpatia e envolvimento, as campanhas na TV, que trazem personalidades usando as havaianas em seu dia-a-dia, dão credibilidade e veracidade aos comerciais, estreitando a relação do produto com o consumidor e gerando um processo de identificação.

A revitalização da marca em 1994 se deu com o lançamento das Havaianas Top. Até então, eram somente cinco cores das havaianas tradicionais (preta, azul, verde, amarela e rosa). Essa estratégia de revitalização incluiu o lançamento de cores da tendência da moda, embalagens, novos expositores e propaganda direcionada para um público consumidor de classe média. A linha das sandálias cresceu de apenas um modelo em 1994 para mais de 90 em 2011, de acordo com Araújo e Rosas (2012).

Hoje, há uma grande diversidade de modelos e as cores são renovadas a cada coleção, seguindo a tendência da moda, o que garante ao produto uma atualização constante. A modernização das havaianas legitimou algo que já traduzia liberdade, conforto e descontração. O jeito Havaianas de ser espalhou-se pelo Brasil, ultrapassou as barreiras dos idiomas e costumes e conquistou os consumidores de vários países, em todos os continentes.

A qualidade do produto, a estratégia de marketing e a campanha publicitária com pessoas famosas, trouxeram vida para a tradicional sandália. As Havaianas ganharam um grande apreço popular e as pessoas passaram a associar as “alpargatas ou chinelas” com o nome da marca.

FONTES:

Havainas – sucesso da utilização do marketing público e privado. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/havaianas-sucesso-da-utilizacao-do-marketing-publico-e-privado/47505/. Acesso em 02 de agosto de 2017.

ARAÚJO, Alcione Lino de; ROSAS, Jhully Evelyn Lima. A Estratégia do Marketing da Sandália Havaianas.  Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (VII CONNEPI). Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/2698/2657. Acesso em 02 de agosto de 2017.

Prezi. Estratégias de Branding Merketing da Havainas. Disponível em: https://prezi.com/0l_pmwo_5hl7/estrategias-de-branding-marketing-da-havaianas/ . Acesso em 02 de agosto de 2017.

 

RITHELLE

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