Saúde e bem estar do trabalhador dentro das organizações

ARTE AMANDA - SITE

Investir na saúde do trabalhador pode ser considerado um tipo de investimento estratégico, tendo em vista que trabalhadores saudáveis possuem um menor índice de absenteísmo, uma capacidade produtiva maior, são mais criativos e mais lucrativos para a organização.

Atualmente, a saúde do trabalhador não pode mais ser vista pelas organizações apenas como um conjunto de medidas tomadas a fim de atender às exigências do Ministério do Trabalho. Os colaboradores constituem os recursos mais valiosos da empresa e como tal devem receber acompanhamento e a devida atenção que merecem. Ter funcionários saudáveis é um fator de diferenciação e competitividade entre as empresas.

Pensando nisso, muitas empresas têm investido em programas de promoção à saúde e qualidade de vida dentro das organizações. Entre as ações desenvolvidas estão: campanhas contra o tabagismo, o alcoolismo e as drogas, ginástica laboral, práticas de esportes, recreação, saúde odontológica, ações culturais, combate ao estresse, orientação para uma alimentação mais saudável, fisioterapia, dentre outras.

Essas práticas que visam promover a saúde e o bem estar do trabalhador, são de extrema importância para a sobrevivência do negócio e como tal deveriam receber atenção redobrada dentro das organizações. Antes de tudo, o foco das empresas deve estar sobre os seus colaboradores, que são um dos principais responsáveis pelo sucesso e saúde da empresa. Em síntese, investir no bem estar dos funcionários é uma ótima escolha, constituindo até mesmo um diferencial competitivo para a organização.

Referências

Programas em saúde ocupacional levam qualidade de vida para as empresas. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/boletimsindical/sindemon/News16905content243647.shtml>. Acesso em: 7 de junho de 2016.

Como promover a saúde do trabalhador na empresa. Disponível em: <http://www.liveseg.com/dicas_saude_do_trabalhador.html>. Acesso em: 7 de junho de 2016.

Amanda-Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>