A influência do atleta para a venda de um produto

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Sabe-se da popularidade que o esporte tem e que sempre esteve na mídia, obtendo uma legião de admiradores e fãs no mundo todo. Com isso, é muito comum empresas associarem suas marcas a celebridades do esporte, o que é conhecido, no âmbito administrativo, como estratégia de marketing esportivo. Este conceito foi aderido pela primeira vez, em 1978, pela revista americana Advertising Age, relacionando o esporte como veículo promocional.

Antônio Afif, diretor da ASB Brazil Holding, define o marketing esportivo como marketing de um produto ou serviço voltado aos consumidores ligados ao esporte e uma estratégia que emprega o esporte como forma de divulgar produtos, sem que eles tenham qualquer ligação com atividades esportivas. Dessa forma, os maiores investimentos ultimamente têm sido o uso de grandes esportistas, que são, na maioria das vezes, jogadores de futebol para vender uma marca.

Um exemplo disto é o Neymar Jr., a maior referência do futebol brasileiro nos dias de hoje. Qualquer marca que a ele for associada será bem vendida devido à fama que sua profissão trouxe e é disseminada nas mídias. Segundo o G1, nos mês da Copa das Confederações sediada no País em 2013, Neymar liderou o ranking de aparições em propagandas de TV, emprestando sua imagem a 6 empresas (Johnson Controls, Ambev, Unilever, Rede Globo, Volkswagem e Lupo).

Com isso, muitos atletas ganham mais dinheiro por meio da publicidade ao invés do próprio esporte, mostrando o valor e a importância que o marketing exerce ao vender uma marca. Então, cabe aos administradores analisarem o público-alvo a que o produto se direciona e encontrar a melhor estratégia para vendê-lo, sabendo que o esporte tem uma forte influência entre todas as gerações e, ao contrário do que muitos pensam, tanto para os homens, como para as mulheres.

Referências:

Universidade do Futebol. Modelo de administração do marketing esportivo: estratégias de uma ferramenta. Dispoível em: <http://universidadedofutebol.com.br/modelo-de-administracao-do-marketing-esportivo-estrategias-de-uma-ferramenta/>. Acesso em: 16 de junho de 2016.

RPJR. O marketing esportivo e o atleta como marca. Disponível em:<https://rpjr.wordpress.com/2013/08/08/o-marketing-esportivo-e-o-atleta-como-marca/>.Acesso em: 16 de junho de 2016.

G1. Neymar lidera ranking de aparições em propaganda na TV durante junho. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2013/07/neymar-lidera-ranking-de-aparicoes-em-propaganda-na-tv-durante-junho.html>. Acesso em: 16 de junho de 2016.

Gabriela Tomaz

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