Music Branding: o exemplo fenomenal da UEFA Champions League

Texto 248 - Luís Matheus - [ARTE SITE]

 

A música é uma das artes que mais consegue provocar emoções em nós, seres humanos, pois ela serve como gatilho para tal. Ou seja, se alguém escuta muitas músicas melancólicas, é provável, que ela tenha uma tendência a estar mais depressiva, ou se ela escuta uma música mais agitada, é capaz da pessoa ficar mais “para cima”. Portanto, a música pode ser utilizada para instigar sentimentos e isso, caso seja trabalhado por uma marca, é capaz de fazer nascer um elo entre um bem ou serviço e um estado emocional de bem-estar. Esse uso específico para a música é chamado de Music Branding.

Que atire a primeira pedra o fã de futebol que nunca ficou arrepiado quando, antes de um jogo da UEFA Champions League, começou a tocar o hino da competição. A UEFA soube usar tão bem a música que até mesmo jogadores como Gareth Bale, dono da camisa número 11 do Real Madrid, um dos clubes que mais venceu essa competição, relata que um dos maiores estimulantes para que ele queira jogar a Champions League é justamente a música que toca na abertura das partidas.

Quando a música começa a tocar, os consumidores daquele serviço, ou seja, os torcedores, já sabem que verão excelentes jogadas realizadas pelos melhores jogadores do mundo. Então, podemos concluir que a música gera uma expectativa do que está por vir a partir da recordação de experiências ótimas que os torcedores já tiveram, após ouvir o hino.

Portanto, a música é uma ótima forma de trabalhar o branding de uma marca, pois ela pode gerar uma associação muito forte entre a marca e os bons sentimentos que a pessoa teve ao utilizar o produto ou serviço ofertado acompanhado de uma música específica.

Fontes:

COCKERTON, Paul. Champions League music: What is UEFA’s spine-tingling anthem and who wrote it?. 2017. Disponível em: <http://www.mirror.co.uk/sport/football/news/champions-league-music-what-uefas-11161142>. Acesso em: 27 set. 2017

 S.N. A música e as emoções. 2016. Disponível em: <https://amenteemaravilhosa.com.br/musica-emocoes/>. Acesso em: 27 set. 2017.

VOGER, Alexander. Gatilho mental – a música. Disponível em: <http://mundoh.com.br/seducao-pratica/dasdsadsa/>. Acesso em: 27 set. 2017cinthia-brito

2 thoughts on “Music Branding: o exemplo fenomenal da UEFA Champions League

  1. No entanto permitido achar algumas consideração que conseguem apoiar a informalidade dos empreendimentos
    visitados, por exemplo a complicação das casas enquadrarem-se nas parte das leis, baixo nível
    de arrendamento, que impede a formalização no entanto a ausência de informação sobre as leis existentes para formalização das acometimentos.

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