Acesso ao conteúdo de periódicos digitais de forma remota

Texto 249 - Nicolas - [SITE]

Como já percebido por alguns discentes que realizam pesquisa ou que se encontram na fase de produção de monografia, acessar o conteúdo de portais de repositórios digitais (bases de dados online que disponibilizam toda a produção científica pertencente a uma instituição), quando você não se está nas dependências da universidade, é bastante complicado e, por muitas vezes, frustrante, uma vez que o conteúdo disponibilizado por portais como Periódicos CAPES, WebOfScience e livros eletrônicos são de uso restrito ao domínio ufc.br.

Pensando nisso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) promove o acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições usuárias do Portal por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) .

Para quem deseja acessar esse conteúdo, segue o seguinte passo a passo: (1) Clique no link: <https://goo.gl/5L72f2>; (2) Selecione a sua instituição de ensino, nesse caso, a UFC, e clique em “enviar”; (3) Depois é solicitado que você preencha dois campos, um com seu CPF e outro com a sua senha de acesso ao sistema utilizado pela sua instituição; sendo a UFC, é a mesma senha utilizada pelo SIGAA. Uma vez finalizada essa sequência, o conteúdo já estará disponível para ser acessado em qualquer ambiente.

Além do Acesso Remoto Via CAFe da CAPES, o servidor de proxy da UFC permite o acesso à produção científica tanto do Portal de Periódicos CAPES, como o Science Direct, o WebOfScience, entre outros. Para quem deseja usufruir desse benefício, o tutorial de configuração do proxy da UFC encontra-se no site: <http://proxy.ufc.br/> . Após a sua configuração, basta utilizar o seu nome de usuário, CPF e senha do SIGAA para ter acesso ao universo de conteúdos científicos que se encontra nos portais assinados pela UFC.

Utilizar tais técnicas evita o desperdício de tempo na busca por produções acadêmicas e possibilita o acesso a um conteúdo em qualquer hora e local. Aproveite bem esses recursos e mãos à obra.

REFERÊNCIAS:

PET ADM UFC. Acesso à produção acadêmica extra-universidade. Disponível em: <http://www.petadm.ufc.br/?p=2684>. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

Portal de Periódicos CAFe. Acesso remoto via CAFe ao Portal de Periódicos 2ª edição. Disponível em: <https://goo.gl/oYZcUh>. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

Portal de Periódicos CAPES/MEC. Acesso remoto via café. Disponível em: <https://goo.gl/5L72f2>. Acesso em: 13 de outubro de 2017.

nicolas

2 thoughts on “Acesso ao conteúdo de periódicos digitais de forma remota

  1. Excelente artigo! Já entrei no teu site antes, mas nunca tinha escrito um
    comentário. Pus seu blog nos meus favoritos para que eu
    não perca nenhuma atualização. Um abraço e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>