Resiliência e Administração

Texto 251 - Aleks - [ARTE SITE

 

Hoje, no ambiente de trabalho, são encontradas diversas barreiras, crises e empecilhos e, para que se consiga permanecer nesse ambiente hostil, é necessário que os indivíduos apresentem a habilidade de enfrentar dificuldades sem se prejudicar emocionalmente. Esta habilidade que permite que o emocional volte ao seu estado normal após alguma alteração é conhecida como resiliência. Entretanto, quais as características das pessoas resilientes?  Qual a sua relação entre resiliência e Administração? Como desenvolvê-la nas organizações?

A capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças é a principal característica dos seres que desenvolveram a resiliência, mas, fora essa capacidade, alguns outros aspectos são demonstrados pelos indivíduos resilientes, sendo estes:

  1. Atitudes. Essas pessoas entendem que não são vítimas de tudo o que as atingem, pois assumem as responsabilidades de seus atos;
  2. Autoconsciência. Esses seres compreendem suas limitações, pois conhecem suas forças e, a partir disso, conseguem observar as situações com um olhar realista;
  3. Projeto de vida. Após passarem por algumas frustrações e não se abaterem com essas paredes, esses indivíduos conseguem ter uma ideia melhor do seu futuro e, consequentemente, planeja-lo de uma maneira mais assertiva.

Dessa forma, após conhecer o que é resiliência e quais são as aptidões dos seres resilientes, resta saber se existe relação com a administração. Sim, essa relação existe de modo que, na organização, ajuda a enfrentar as mudanças em tempos de crise, o mercado é algo que se atualiza constantemente com capacitações voltadas às melhorias da qualidade de seus produtos e processos. Logo, a organização tem que está apta a resistir a esses tempos de mudanças e a se adaptar sem vir a falecer.

Portanto, após ser observada a relação entre as partes, é importante saber como essa habilidade pode ser imersa no ambiente empresarial. Logo, segundo a aplicação e o cumprimento de nove fatores fundamentais, a resiliência pode ser encontrada em funcionamento nas organizações. Esses nove fatores são: autoeficácia, competência social, empatia, flexibilidade, tenacidade, solução de problemas, proatividade, temperança e o otimismo.

Assim, ser resiliente traz benefícios tanto para as pessoas como para as empresas, de modo que, sem esse fator, não seria capaz de passar por adversidades e se manter firme e com bons resultados. Portanto, por mais que seja difícil ou ilógico, sempre é possível se manter consistente e produtivo.

Referências:

Administradores.com. 3 benefícios para as pessoas que são resilientes. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/3-beneficios-para-as-pessoas-que-sao-resilientes/72817/>. Acesso em: 14 de novembro 2017.

Ambracollege.com. Como desenvolver administração nas empresas ?. Disponível em: < https://blog.ambracollege.com/resiliencia-na-administracao-de-empresas/ >.Acesso em: 14 de novembro 2017.

Entheusiasmos.com.br. Resiliência na Administração. Disponível em: <https://pt.linkedin.com/pulse/resili%C3%AAncia-na administra%C3%A7%C3%A3o-eduardo-carmello>.Acesso em: 14 de novembro 2017.

Significados.com.br. Significado de Resiliência. Disponível em: < https://www.significados.com.br/resiliencia/ >. Acesso em: 14 de novembro 2017.

 

ALKS

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