Por que a Netflix não sai da sua cabeça?

texto 252- Ingrid - Site

A Netflix é uma das empresas de streaming mais conhecida atualmente. A empresa americana coleciona mais de 39 milhões de seguidores apenas em sua página brasileira no Facebook, além de mais de 2,8 milhões de fãs no Twitter. O serviço tem se tornado cada vez mais popular entre os internautas, o que desperta o seguinte questionamento: qual o segredo que a Netflix utiliza para imprimir sua marca no coração de seus clientes? A resposta pode parecer complexa, mas está bem na sua cara.

A empresa se tornou um grande case de sucesso através das técnicas de inovação adotadas, como o concurso para o aprimoramento da plataforma utilizada, no qual o vencedor foi premiado com um milhão de dólares. Uma ferramenta que, também, é essencial para o sucesso da marca é a utilização de estratégias de marketing digital.

A Netflix aprendeu a utilizar a internet ao seu favor. Confira quatro dicas que se embasam nas condutas de sucesso da Netflix em relação ao seu marketing digital:

1. Personalização local: As estratégias da Netflix, no que se refere à adequação das campanhas para a realidade nacional, são um dos fatores primordiais de influência no processo de tornar os conteúdos relevantes para o público. A customização aproxima a marca dos seus assinantes, como na divulgação da série Orange is the new Black no Brasil, na qual utilizaram a Inês Brasil, subcelebridade que é um fenômeno entre os internautas brasileiro, para promover a série.

2. Conhecimento do público: A Netflix sabe exatamente o público que deseja atingir e utiliza todos os seus recursos em função disso. A linguagem utilizada em seus anúncios é um grande exemplo, a empresa observou que seu público é composto por jovens antenados e inteiramente ligados ao mundo digital, que esperam uma marca igualmente inteligente e atenta, com muita autenticidade, a marca utiliza recursos como tiradas sagazes e sarcásticas em seus discursos nas plataformas digitais.

3. Engajamento: A empresa, efetivando todas as estratégias citadas anteriormente, gera uma identificação do público com o conteúdo da marca. Tal reconhecimento propicia um engajamento dos clientes, a interação marca-cliente faz com que a empresa se mantenha o tempo todo na cabeça dos seus assinantes.

4. Sensações: O marketing de experiência é outra ferramenta utilizada pela empresa. De forma simplificada, essa estratégia é utilizada para camuflar as investidas de marketing pelas sensações e emoções produzidas nos clientes. Por exemplo, no lançamento da série Stranger Things, a Netflix promoveu o evento da “Stranger House”, na qual os fãs tinham a oportunidade de vivenciar o ambiente da série. Assim, a empresa ofereceu experiências diferentes e momentos de diversão, como forma de fidelizar mais clientes, além de aumentar a expectativa dos próximos episódios.

Assim, é perceptível que a culpa do vício pela Netflix não é só sua. Afinal, quem resiste a tanto empenho na conquista? A empresa aprendeu a fidelizar o seu público, além de identificar maneiras de se manter presente em sua rotina, mesmo quando esse não está consumindo os serviços da organização. A Netflix, com suas investidas certeiras e estratégias bem pensadas, tornou-se o grande case streaming do momento, com números financeiros que só tendem a crescer.

Referências

ADNEWS. Aprenda lições de marketing com Stranger Things. Disponível em: <http://adnews.com.br/adarticles/aprenda-licoes-de-marketing-com-stranger-things.html>. Acesso em 01 de novembro de 2017.

EXPLAY. Estratégias de marketing digital da Netflix. Disponível em: <http://www.explay.com.br/estrategias-de-marketing-digital-da-netflix/>. Acesso em 30 de outubro de 2017.

NOISE. Netflix: o case de marketing digital que a gente respeita. Disponível em: <http://agencianoise.com.br/netflix-o-case-de-marketing-digital-que-a-gente-respeita/> Acesso em 01 de novembro de 2017.INGV

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