O Poder das Hashtags

arte do site - yara b

As mídias sociais já estão presentes em contextos pessoais e profissionais, pois compõem uma das 7 estratégias do marketing digital desenvolvido por Torres (2009), devido essas mídias aumentarem a exposição da marca e melhorarem o relacionamento com o cliente. E como parte de um mensurador de sucesso nesse contexto digital, é que muitos profissionais da área estão estudando o poder das hashtags.

As hashtags popularizadas pelo Twitter, hoje fazem parte também do Facebook, Google+ e Instagram. Esse sistema tem como missão principal centralizar assuntos, que podem ser facilmente achados com um clique, ao mesmo tempo em que expandem seu alcance. Mas o fato mais interessante dessa ferramenta é que sua utilização atrai muitos seguidores e de diferentes lugares do mundo, principalmente quando estão integradas entre duas mídias ao mesmo tempo.

Essa rápida vitrine pode trazer mais uma vantagem às marcas, a de interação. Muitos consumidores postam um elogio ou uma foto com o produto consumido. Outro exemplo é o uso em campanhas e movimentos sociais que conseguem unir o discurso de milhares de usuários sobre um determinado assunto. Por isso, as empresas que usam mídias sociais com as hashtags não podem deixar de interagir com os seguidores.

Alguns dados que envolvem essa ferramenta são interessantes de serem lembrados: um tweet contendo uma ou mais hashtags tem 55% a mais de chance de ser retweetado, as publicações que contém 11 hashtags possuem o maior número de interações (apesar de seu uso exagerado ser mal visto), postagens no Facebook sem ou com poucas hashtags se saem melhor do que aqueles com uma. No ranking das hashtags mais populares estão #followforfollow, #likeforlike, #follow4follow e, tirando estas, as mais populares são #sky, #sun, #nature, #summer, etc.

Depois de perceber a importância das hashtags, é indispensável que essa seja uma aposta certa para uma estratégia de marketing digital e haja uma constante avaliação e controle. Por isso, existem ferramentas próprias para analisar suas hashtags como Hashtagify.me, RiteTag, Tagboard. Em outras palavras, #useashashtags.

Referências:

BUFFER. How to Use Hashtags: How Many, Best Ones, and Where to Use Them. Disponível em: <https://blog.bufferapp.com/a-scientific-guide-to-hashtags-which-ones-work-when-and-how-many> . Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

Midiatismo. Pesquisa Sobre o Uso de Hashtags no Instagram. Disponível em: <http://www.midiatismo.com.br/pesquisa-sobre-o-uso-de-hashtags-no-instagram>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

Midiatismo. Minha Pequena Marca na Web e o Marketing Dentro do Instagram. Disponível em: <http://www.midiatismo.com.br/minha-pequena-marca-na-web-e-o-marketing-dentro-do-instagram>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

Midiatismo. Uso de Citações, #Hashtags e Imagens Aumentam a Chance de Receber um Retweet. Disponível em: <http://www.midiatismo.com.br/citacoes-hashtags-imagens-aumentam-chance-receber-retweet>. Acesso em 10 de Fevereiro de 2016.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. Novatec, 2009.

Yara barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>