Planejamento Estratégico Pessoal – administre melhor o seu tempo

arte para o site - aline

Você prometeu a si mesmo que nessa semana vai começar a malhar: acordou na segunda-feira e antes de se levantar pegou o celular a fim de checar as mensagens no whatsapp que chegaram enquanto você dormia, quando se dá conta, já passou uma hora e a promessa de começar a cuidar do corpo fica postergada para a próxima segunda. É hora de ir para a faculdade e no caminho aproveita para atualizar o snapchat. Durante o dia busca acompanhar as notificações do facebook que de cinco em cinco minutos não param de chegar. E aquele trabalho que estava planejado para fazer hoje? “-Ah, fica para amanhã, a entrega é só depois de amanhã! O dia foi cansativo” . E resolve descansar no final do dia se entretendo com o Netflix e as novidades do Youtube, navegando madrugada afora pela internet. No outro dia fica a sensação de cansaço de muita atividade feita, mas nada efetivamente produzido.

Identificou-se com alguma dessas situações? Com todas? A situação é grave, mas tem solução. Em tempos de concorrência desleal da atenção com tantos meios de procrastinação, ferramentas que proporcionem o foco nas tarefas se tornam essenciais para que se alcance o objetivo desejado. Uma poderosa ferramenta de gestão que pode ser utilizada no alcance de resultados é o Planejamento Estratégico Pessoal (PEP): trata-se, conforme Martins (2010), de uma ferramenta que possibilita uma visão sistemática de onde se pretende chegar, desde o ponto de partida até ao que deve ser considerado importante nessa trilha.

O desenvolvimento de um PEP, segundo Estrada, Flores e Schimith (2011), requer determinação, disposição e disciplina para efetiva mudança de estilo de vida e troca de hábitos negativos pelos positivos. Ele envolve o planejamento, o gerenciamento e o controle de tempo, tarefas e atitudes. E como fazer tudo isso na prática? O PET ADM UFC te mostra o caminho das pedras: encontramos uma planilha no site estudantesdeADM.com que aborda os tópicos que você deve preencher para fazer um PEP para sua carreira e vida pessoal. Clique AQUI e baixe já o arquivo em excel.

Se de início elaborar um planejamento estratégico pessoal aparenta ser uma tarefa árdua, comece organizando o seu dia a dia. Também disponibilizamos um pdf no qual você pode listar suas tarefas diárias por mês. É só baixar clicando AQUI e tenha dias mais produtivos em sua vida.

ARRUDA, Fábio. Planejamento Estratégico Pessoal (PEP. C&P). 2012. Disponível em: <http://www.estudantesdeadm.com/news/planejamento-estrategico-pessoal-pep-c-p-/> Acesso em: 04 fev. 2016.

ESTRADA, R. J. S.; FLORES, G. T.; SCHIMITH, C. D. Gestão do Tempo Como Apoio ao Planejamento Estratégico Pessoal. Revista de Administração da UFSM, v. 4, n. 2, art. 8, p. 315-332, 2011.

MARTINS, Guiherme Meireles. Elaboração de um modelo de planejamento estratégico de carreira. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Departamento de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. SC, 2010.

Aline Ribeiro

2 thoughts on “Planejamento Estratégico Pessoal – administre melhor o seu tempo