BBB20: O marketing por trás desta edição.

BBB 20: conheça as estratégias de marketing dos influencers da ...

Se você nunca tinha assistido ao reality show Big Brother Brasil, televisionado pela Rede Globo de comunicação, provavelmente neste ano você viu pelo menos algum meme a respeito dos integrantes ou ouviu comentários sobre os paredões e as eliminações. A verdade é que essa edição histórica, como foi chamada pelo próprio apresentador Tiago Leifert, teve uma audiência média diária de 37 milhões de pessoas, segundo o site da revista Exame, e este número além de impactar boa parte dos jovens brasileiros, contribuiu também para as marcas que anunciaram seus produtos por meio do programa e para os próprios integrantes, os quais ampliaram de forma significativa sua influência.

Inicialmente, é preciso analisar a relação entre o sucesso do programa e as estratégias de marketing utilizadas por seus produtores. A primeira tática a ser pontuada se deve ao fato inédito de o programa ter convidado figuras públicas, como o ator Babu Santana, a influencer Rafa Kaliman e outros sete participantes que iam desde esportistas até cantores, os quais já possuíam seus fãs e seguidores. Além disso, a produção entendeu que a internet cada vez mais estava fazendo com que as pessoas deixassem de assistir à TV aberta e, por isso, o programa optou por utilizar uma abordagem onicanal, isto é, mesclando com a experiência online, representada principalmente pelo Instagram do reality para publicar fotos tiradas pelos próprios participantes, com a experiência offline, representada pelo programa de TV em si, proporcionando assim, uma maior intimidade entre os integrantes e os telespectadores.

A segunda tática diz respeito a ser preciso analisar as marcas e as estratégias definidas para que seu engajamento aumentasse tanto. Ao todo foram 24 anunciantes, entre eles a loja de departamento C&A e a montadora de automóveis Fiat, tendo ambas atingido resultados extraordinários em termos de aumento do acesso ao site da marca e de outras métricas, como a ampliação de vendas diárias. No caso da C&A, além das propagandas realizadas, a marca produziu, também, uma linha de produtos inspirada em alguns dos personagens do reality, o que com certeza atraiu diversos jovens, que se encantaram pela possibilidade de se vestir igual a seus ídolos.

Por fim, os próprios integrantes do Big Brother Brasil, utilizaram técnicas de marketing para se autopromover. Duas integrantes se destacaram pelo uso dessas táticas, sendo elas a cantora Manu Gavassi e a empresária Bianca Andrade. O destaque de Manu ocorreu devido ao fato de a cantora ter deixado uma série de vídeos programados para serem liberados para cada situação que ocorresse dentro do reality, fazendo com que os espectadores torcessem para que ela ganhasse as provas a fim de que o vídeo correspondente àquela conquista fosse liberado. Já a empresária Bianca deixou fotos preparadas para serem publicadas em tempo real com as roupas e a maquiagem que ela utilizaria naquele dia no programa, além de, na maioria das vezes, usar os produtos de sua própria linha de maquiagem durante o reality.

Portanto, pode-se perceber que as estratégias de marketing foram imprescindíveis para o sucesso desta edição, já que o marketing conseguiu quebrar barreiras entre as figuras públicas e os telespectadores, além de ter proporcionado entretenimento e engajamento por meio de diferentes plataformas e, ainda, ter sido bem aproveitado para a divulgação de diversas marcas, que conseguiram enxergar no Big Brother uma oportunidade diferenciada de divulgar os seus produtos.

 

Referências:

FILIPPE, Marina. BBB 20: os grandes números e as estratégias de marketing 2020. Disponível em: https://exame.abril.com.br/marketing/bbb-20-os-grandes-numeros-e-as-estrategias-de-marketing/. Acesso em: 28 abr. 2020.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 30.05.2020 

Por: Lara Vasconcelos

 

 

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