O que podemos aprender com o planejamento de marketing por trás do sucesso da série de filmes “Vingadores”

Crítica: Vingadores: Guerra Infinita é o ultimato da Marvel

No final de abril desse ano, foi lançado o último filme da primeira saga cinematográfica de super-heróis da Marvel Studios, intitulado “Vingadores: Ultimato”. Tendo a melhor estreia da história da marca, o blockbuster está bem próximo de atingir a maior arrecadação de todos os tempos, superando o atual primeiro lugar (“Avatar”, de 2009). Mas qual é o segredo de tanto sucesso? Uma das respostas para esta pergunta está no brilhante planejamento de marketing utilizado pela marca e, sim, você pode adaptar essas estratégias para a sua empresa.

Depois de  22 filmes com grande sucesso de público, a Marvel encerrou uma saga que durou onze anos, iniciando-se em “Homem de Ferro” (2008); e foi atraindo cada vez mais público, conquistados pelo universo fictício de heróis. Para isso, mais do que planejamento, essencial para que os filmes possuam qualidade em sua produção, foi necessário que a empresa, essencialmente, conhecesse seu público. A cada longa lançado, se construía uma estratégia em cima da expectativa dos expectadores. Para uma empresa, a gestão de sua marca permite que ela atue especificamente para o público que quer atingir e é isso que a produtora de filmes faz. Conhecer o seus expectadores faz com que eles criem uma estratégia de divulgação voltada para os mesmos, o que agrega cada vez mais valor à marca.

O segredo em torno da produção foi tão grande que apenas um dos atores (Robert Downey Jr., que interpreta o Homem de Ferro), recebeu o roteiro completo do filme, justamente para aumentar o suspense e limitar o conhecimento dos próprios envolvidos na produção. Além disso, para evitar a disseminação de spoilers entre o público e a mídia, foi feita uma campanha através da hashtag intitulada #dontspoiltheendgame (“não dê spoilers sobre o filme Vingadores Ultimato”, em português). E o que isso tem a ver com marketing? Toda essa estratégia de mistério alimenta os rumores e conversas sobre o filme, aumentando cada vez mais a curiosidade dos fãs e a atenção da mídia ao redor desse “produto” que a empresa quer vender.

Tal técnica, denominada seeding,  que significa “semear o terreno para o que estar por vir”, é utilizada, por exemplo, pela Apple para a divulgação de novos produtos e serve para criar expectativa em torno deles, aumentando a vontade das pessoas de até esperarem em filas quilométricas para conseguirem os adquirir no dia do lançamento.

Ademais, outra estratégia de marketing utilizada pela Disney (detentora da Marvel Studios) para divulgar os filmes da série foi o merchandising. De forma muito sutil e cuidadosamente planejada, muitas marcas foram divulgadas durante os filmes, pode-se citar por exemplo os carros de luxo que o personagem Tony Stark utiliza durante algumas cenas. Ademais, essa estratégia também pode ser identificada na produção de bonecos dos personagens do universo de heróis e no cobranding entre a Marvel Studios e outras empresas. Para o último filme da série, a produtora fez, ainda, uma parceria com a empresa Coca-Cola para a produção de latas da edição limitada com doze personagens da franquia em suas embalagens de Coca-Cola sem açúcar.

Assim como essas, muitas foram as estratégias de marketing utilizadas pela gigante produtora  de filmes. Durante todos os anos de construção, tais estratégias foram aplicadas e disseminadas, o que garantiram popularidade e sucesso de bilheteria para toda a série de filmes que girou em torno de Vingadores. E não para por aí! Todo esse planejamento deixou uma semente no universo cinematográfico para que a Marvel possa abordar outras histórias do universo de heróis que conquistou tanto público. Esse exemplo demonstra a tamanha importância que é sua empresa possuir um planejamento de marketing e também de conhecer seu público alvo. Sua marca, se for bem trabalhada, não só garantirá a fidelização como fará a diferença na vida do cliente.

REFERÊNCIAS:

AUGUSTO, Heitor. Aprendendo estratégias de marketing com os filmes da Marvel. 2017. Disponível em: <http://dbriefing.com.br/blog/2017/10/30/aprendendo-estrategias-marketing-marvel/>. Acesso em: 05 maio 2019. ÉPOCA NEGÓCIOS

ONLINE (Comp.). Bilheteria de Vingadores: Ultimato já faz história; veja os números. 2019. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2019/04/bilheteria-de-vingadores-ultimato-ja-faz-historia-veja-os-numeros.html>.

Acesso em: 05 maio 2019. FURTADO, R. Robert Downey Jr. foi o único ator a ler o roteiro completo de Vingadores: Ultimato Por Renato Furtado.2019. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-147638/>. Acesso em: 05 maio 2019.

PACETE, Luiz Gustavo. Marvel e Coca-Cola renovam parceria histórica de cobranding. 2019. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/04/01/marvel-e-coca-cola-renovam-parceria-historica-de-cobranding.html>.

Acesso em: 05 maio 2019. PIRES, Rumenig. Estratégia dos VINGADORES para Vender Mais! 2019. Disponível em: <https://v4company.com/estrategia-dos-vingadores-para-vender-mais-cientista-do-marketing/>. Acesso em: 05 maio 2019.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO DO TEXTO FEITA EM: 05.05.2020 

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