Temos que consertar rápido! O caso Sonic, jogada de marketing ou preservação de imagem?

Sonic' até mudou, mas as maldades de Jim Carey salvam a produção ...

O filme Sonic, baseado na série de jogos da SEGA, cujo personagem principal carrega o mesmo nome, teve sua data inicial de estreia anunciada para 08 de novembro de 2019.  Entretanto, a produção recebeu um desastroso feedback por parte de sua audiência, referente a aparência do personagem, que ficou bastante humanizada e bem distante do carismático ouriço azul que conquistou gerações de jogadores ao longo dos anos. Em decorrência disso, logo após a liberação do primeiro trailer oficial do filme seu lançamento foi adiado em três meses.

Imediatamente após todos os comentários negativos, o diretor do filme, Jeff Fowler, agradeceu por todo o apoio e criticismo e se dispôs, juntamente com toda a equipe de design e animação gráfica, a refazer o personagem, com o intuito de tornar a produção no melhor que ela poderia ser. A decisão de reformulá-lo e postergar o lançamento nos cinemas foi recebida positivamente pelos fãs, que ficaram ainda mais animados ao verem o resultado após a estreia do segundo trailer do filme em 12 de novembro de 2019. O redesign foi um sucesso, e a obra é uma das mais aguardadas de 2020.

Inesperadamente, muitos fãs começaram a especular, em redes socias como o Twitter e o Reddit, a respeito de o episódio ter se tratado de uma jogada de marketing por parte dos produtores do filme. O primeiro trailer oficial foi amplamente divulgado e chegou a virar um meme que percorreu a internet do mundo inteiro. Se, por um lado, o trailer foi um grande alvo de críticas, por outro, ele também proporcionou bastante visibilidade à produção por conta da difamação do personagem nas redes sociais. Além disso, após a divulgação do novo design, os comentários e críticas adotaram uma luz mais positiva.

A agilidade e compreensão da equipe responsável em remodelar o personagem também agradou os fãs. Dentro de um prazo de seis meses, Sonic recuperou seu charme original e a produção ganhou um grande boost de imagem por acatar os desejos dos seus consumidores finais. Tendo em vista que houve um gasto de milhões em merchandising, trailers e posters, que tiveram de ser refeitos, além da reanimação do filme e da perda de credibilidade sofrida pelo estúdio, essa teoria da conspiração perde muito de seu argumento. Entretanto, apesar de todos os contratempos, é seguro afirmar que o filme não teria gerado tanta expectativa se não fosse por esse incidente, e o público mal pode esperar para que esse ouriço azul venha rápido aos cinemas.

 

REFERÊNCIAS

FULLERTON, Huw. No, Sonic’s new look isn’t a conspiracy – but we could all learn from it. RadioTimes, 14 de novembro de 2019. Disponível em: <https://www.radiotimes.com/news/film/2019-11-14/sonic-the-hedgehog-new-look-theory/>. Acesso em: 27 de janeiro de 2020.

GÓIS, Paulo C. EITA! Visual horrível do Sonic pode ser jogada de marketing – entenda! Nerdsite, 03 de maio de 2019. Disponível em: <https://www.nerdsite.com.br/2019/05/eita-visual-horrivel-do-sonic-pode-ser-jogada-de-marketing-entenda/>. Acesso em: 29 de novembro de 2019.

‘SONIC’ ganha novo visual após críticas; ASSISTA ao 1° trailer com mudanças. G1, 12 de novembro de 2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2019/11/12/sonic-muda-de-visual-apos-criticas-assista-ao-trailer.ghtml>. Acesso em: 29 de novembro de 2019.

VIANNA, Katlúscia. Sonic – O Filme: Lançamento é adiado para mudar o visual do personagem. Adoro Cinema, 24 de maio de 2019. Disponível em:  <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-148326/>. Acesso em: 29 de novembro de 2019.

WAKKA, Wagner. Novo trailer do filme de Sonic traz novo design do personagem. E que diferença! Canaltech, 12 de novembro de 2019. Disponível em: <https://canaltech.com.br/cinema/novo-trailer-do-filme-de-sonic-mostra-novo-design-do-personagem-155029/>. Acesso em: 29 de novembro de 2019.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 04.05.2020

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>