O surgimento e a ascensão da Netflix

Artigo 49 - Nicolas

Netflix é uma empresa de serviço de entretenimento em streaming. Ela foi fundada em 29 de agosto de 1997, por Reed Hastings e Marc Randolph, na Califórnia. A idéia de criar a empresa surgiu após a necessidade de desembolsar 40 doláres para o pagamento de uma multa referente ao atraso na devolução de um filme.

Logo que foi lançada, a empresa foi considerada a principal concorrente da Blockbuster. Com o seu surgimento, a Netflix possibilitou aos assinantes a capacidade de assistir a filmes ou seriados na hora em que desejar, sem a necessidade de deslocamento, pois funcionava como uma locadora na qual o cliente escolhia os filmes e/ou seriados e os recebia em casa.

Em 2007, a Netflix se reinventou e decidiu introduzir na empresa o revolucionário serviço streaming – forma de transmissão instantânea de vídeos pela internet. Em 2010, disponibilizando seu serviço para o Canadá, a Netflix iniciou sua expansão internacional. Foi em setembro de 2011, que a empresa chegou oficialmente ao Brasil.

Atualmente, a Netflix é a principal rede mundial de televisão na Internet, com mais de 65 milhões de membros, em mais de 50 países. Ela possui um serviço on-demand personalizado e disponível em qualquer tela conectada à Internet.

Com valor de mercado superior a 21 bilhões de dólares e lucro de 4.37 bilhões de dólares – dados de 2013, é cada vez mais notório que a Netflix vem assustando os grandes estúdios e causando problemas para as operadoras de TV a cabo, que enxergam a empresa como uma potencial ameaça aos seus assinantes. Uma previsão recente realizada por analistas de Wall Street diz que, com a tendência de crescimento do serviço de streaming, em 2016, a Netflix poderá ser mais assistida do que grandes emissoras dos Estados Unidos, como Fox, ABC e CBS. A vida cada vez mais atribulada e a busca constante por mais controle por parte dos telespectadores podem contribuir para o crescimento da empresa, que possui como principais características a flexibilidade e a autonomia de seus clientes.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2007/05/netflix-best-way-to-rent-movies.html

Nicolas