A mudança no comportamento do consumidor infantil

rfgttfgty

Até o início dos anos 2000, o mercado infantil muito girou em torno de produtos que estimulassem os mais diversos tipos de brincadeiras, afinal ter uma pista de carrinhos, uma bicicleta, uma Barbie ou um pula-pula era considerado objeto de desejo. Entretanto, com o passar dos anos, os interesses desse público foram mudando à medida que a tecnologia ofereceu novas oportunidades de consumo.

Mas afinal, o que é brincadeira em 2018? Boa parte das crianças ainda almeja a compra de brinquedos físicos, mas os produtos que não se adequaram as necessidades tecnológicas começaram a ser esquecidos. Em 2011, a empresa Duracell aplicou uma pesquisa na Inglaterra para entender as preferências entre os produtos infantis. Em seus resultados, constatou-se que 1.171 das crianças queriam produtos tecnológicos em detrimento dos tradicionais, ou seja, preferindo celulares a brinquedos como presentes.

E não é à toa, que o consumo infantil pela tecnologia continua a ser estimulado, pois desde o nascimento, os jovens encontram-se em meio a um mundo extremamente conectado. O desenvolvimento do comportamento consumidor de uma criança tem como base a observação no comportamento de seus responsáveis, de outras crianças ao seu redor e também na influência da comunicação midiática. Diante disso, muitas empresas passaram a investir em produtos e serviços que atraiam os olhares desse público, dando enfoque em apps de jogos e vídeos nas redes sociais, conteúdo gratuito e de fácil acesso que pode ser posteriormente convertido em produtos a serem comprados. Felipe Neto, youtuber e digital influencer, possui um público que migrou especialmente para o adolescente, tirando como lição a criação de novos conteúdos e a venda de produtos com sua marca, de bonecos e spinners.

Se hoje a Galinha Pintadinha é o maior canal de música do YouTube, com mais de 7 bilhões de views acumuladas, é porque a influência dos seus espectadores, majoritariamente infantil, a levou para esse patamar. Ficar atento às mudanças no estilo de vida dos consumidores é de extrema importância, já que diante dessa análise, as empresas podem moldar e ofertar produtos e serviços de maior qualidade e que acompanhem o ritmo acelerado da sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GAUCHAZ. Galinha Pintadinha ultrapassa Rihanna e se torna o maior canal de música do YouTube.  Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/musica/noticia/2018/02/galinha-pintadinha-ultrapassa-rihanna-e-se-torna-o-maior-canal-de-musica-do-youtube-cjdysgy0f00k301qxd6re89uv.html>. Acesso em: 08 de jun. 2018.

MOREIRA, Anieli Galvão et al. MARKETING E SUA RELAÇÃO COM O PÚBLICO INFANTIL. Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo, Guaratinguetá, v. 2, n. 1, 2013.

Samuel Moreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>