A importância da gestão de pessoas na área da saúde

Artigo 78 - Victoria FACE

Segundo a Constituição Federal Brasileira, saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A eficiência dos serviços de saúde é um dever da gestão pública, que é responsável por proteger e prevenir os problemas que possam atingir a sociedade como um todo, tanto as pessoas que usufruem diretamente do sistema, como os profissionais.

Atualmente, compreender a importância dos funcionários e como eles podem contribuir para o sucesso do negócio é uma etapa fundamental, que deve ser cumprida para que a organização alcance a excelência e o sucesso.  É fato que são inúmeras as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no ambiente laboral da área da saúde, exigindo uma postura mais flexível dos gestores para a superação dos desafios, impostos principalmente por jornadas longas, estressantes e ainda por ambientes insalubres. Desta forma, a reestruturação dos horários de trabalho é um importante passo para que o profissional possa desenvolver suas competências e habilidades com a máxima interação e atenção.

Hoje em dia, o quadro brasileiro de saúde apresenta uma enorme desigualdade social, que afeta as regiões e tem como alvo principal determinados grupos populacionais. Estas desigualdades resultam, na maioria das vezes, do atual modelo de desenvolvimento globalizado. Qualquer que seja a natureza do setor abordado, público ou privado, o que se pode concluir é que há uma enorme carência de profissionalização no gerenciamento dos setores de gestão de pessoas das organizações de saúde.

Portanto, como o direito assistencial à saúde está fundamentado em diretrizes e princípios constitucionais, deve haver a construção de modelos administrativos mais eficazes e com visão moderna, baseados em planejamentos estratégicos, valorizando o papel do funcionário. O gerente de gestão de pessoas deve aliar à sua capacidade administrativa e ao seu conhecimento técnico, um alto grau de sensibilidade, que lhe permita enxergar necessidades, expectativas, potencialidades e desejos de seus trabalhadores, bem como as necessidades da realidade social na qual estão inseridos.

Fontes:

Gestão de pessoas em serviço de saúde. Disponível em <http://www3.hermespardini.com.br/pagina/506/primeira-analise—gestao-de-pessoas-em-servicos-de-saude–humanizando-o-relacionamento-com-clientes-e-funcionarios.aspx > Acesso em: 10 de janeiro de 2016.

MAIA, Helder Braz. Gestão de pessoas aplicadas na saúde. Disponível em < http://www.efdeportes.com/efd196/gestao-de-pessoas-aplicadas-na-saude.htm > Acesso em: 10 de janeiro de 2016.

SANTANA, Edson Mendes. Como Melhorar A Gestão De Pessoas Na Área Da Saúde? Disponível em < http://www.hmdoctors.com/index.php/2012/05/como-melhorar-a-gestao-de-pessoas-na-area-da-saude/ > Acesso em: 10 de janeiro de 2016.

Victória Mendes

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>