A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho

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A atual mídia de massa e a indústria do entretenimento apresentam-se por sua versatilidade e sobretudo, por um conglomerado de produtos e serviços pertinentes ao consumo. Muito embora esse fato seja comum no mercado globalizado, durante as décadas de 70 e 80, o consumo inclinava-se quase que unicamente aos “arrasa quarteirões”, isto é, os campeões de bilheterias como os filmes inspiradores, livros instigantes e as músicas arrebatadoras, os chamados “Hits”.

Somente com o apogeu das tecnologias e o desbravamento das barreiras geográficas, as informações surgiram como novas modalidades de negócios, trazendo consigo um novo nicho ilimitado de informações e entretimento, o conhecido mercado de nicho. Dessa forma, usufruindo do mundo dos filmes, dos livros e da música, Chris Anderson (2006) mostra em seu livro Cauda Longa que a Internet deu origem a um novo universo, no qual “a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso”. Ademais, tornou os usuários produtores e distribuidores de novos serviços, bastando apenas o manuseio de computadores conectados à Internet.

Em suma, o livro propõe explanar dois tipos de mercado, o mercado de massa e o mercado nicho, por meio de uma curva de demanda exponencial em que sua envergadura, a cauda, jamais toca o eixo horizontal. Logo, por intermédio dessa função, no lado esquerdo têm-se os “Hits”, os produtos de alto valor, ou melhor, o mercado de massa. O lado direito apresenta os nichos, ou seja, a diversidade de vários produtos com baixo valor de alienação.

Além disto, um dos estereótipos do fenômeno Cauda Longa é a existência de muito lixo devido a grande diversidade de produtos e serviços compartilhados em ambientes online, já que a conectividade fomentou acesso ilimitado e sem restrições a culturas e a conteúdos de todas as espécies, desde a tendência dominante até os veios menos eloquentes. No entanto, para permitir melhor atendimento à demanda são desenvolvidos filtros que intermediam a busca e o endereçamento do que é desejado, a exemplo, citam-se os filtros do Google.

Desse modo, a Internet simplesmente torna mais barato alcançar mais pessoas, aumentando efetivamente o consumo do mercado na Cauda, elevando o nível da linha de vendas e ampliando a área sob a curva. Porém, é oportuno salientar que o novo mercado de nichos não está substituindo o tradicional mercado de hits, apenas, pela primeira vez, os dois estão dividindo o palco.

 Fonte:

ANDERSON, C. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.

Junior Alves

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