LEAN STARTUP – UMA EMPRESA ENXUTA E ÁGIL

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No ambiente cada vez mais competitivo e incerto do empreendedorismo, reduzir custos e ser ágil é essencial para a sobrevivência de qualquer novo negócio. Nesse contexto uma metodologia vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil: a metodologia Lean.

O termo lean – que pode ser traduzido como “enxuto”- já é bastante utilizado na indústria de tecnologia como uma prática que visa à identificação e eliminação sistemática de desperdícios. Recentemente o conceito foi modificado por Eric Ries que incluiu ideias de marketing, tecnologia e gestão, afim de que a ideia pudesse ser utilizada por qualquer tipo de empresa, chamando de Lean Startup.

Na metodologia Lean Startup deve-se testar a ideia com potenciais clientes antes de lançar o produto no mercado. Após esse teste, obtém-se o feedback desses clientes a fim de ajustar o produto/serviço de acordo com esse retorno. Portanto, o método é um processo em que se produz apenas o que é demandado, eliminando desperdícios e buscando a melhoria contínua do produto/serviço.

Funcionando como um ciclo, o método Lean Startup está apoiado em quatro importantes fases de implementação:

  1. Build (Construir)

A primeira fase consiste na criação do chamado Produto Mínimo Viável.  A empresa deve construir e desenvolver um produto/serviço, de forma mínima, com a finalidade de testar uma série de hipóteses formuladas, o mais rápido possível. Devem-se coletar dados de fontes confiáveis e acionáveis para que com as informações seja possível formular as hipóteses e partir para a fabricação do menor produto possível, ou seja, um protótipo que possua as características mais relevantes e testá-lo com um grupo de possíveis clientes.

  1. Measure (Medir)

A segunda fase é medir os resultados obtidos através do feedback do grupo de teste. A análise dos dados deve ser feita buscando perceber o que eles implicam para a hipótese formulada.

  1. Learn (Aprender)

Na terceira fase deve-se tomar decisões com base nas informações analisadas na fase anterior, Measure. Deve-se decidir se é possível prosseguir com os objetivos iniciais e lançar o produto ou se é necessário reformular suas hipóteses e iniciar novamente o ciclo.

  1. Repeat (Repetir)

Fase sujeita aos resultados e conclusões do processo, onde há, eventualmente, a necessidade de iniciar novamente o ciclo, voltando as etapas anteriores e repeti-las. Esse processo recebe o nome de “interação”, que é a oportunidade de refinar as soluções e torna-las melhores a fim de conseguir o casamento do produto com o mercado.

A ideia central da metodologia Lean Startup, portanto, é desenvolver um modelo de negócio de valor da forma mais simples possível, que cresça juntamente com os clientes, utilizando o mínimo de recursos e o máximo de velocidade, aparecendo atualmente como um modelo de negócio que vem para substituir o modelo tradicional de desenvolvimento de empresas.

Fontes:

Lean Startup – Para iniciar uma empresa enxuta e ágil. Disponível em: <https://neigrando.wordpress.com/2012/05/23/lean-startup-para-iniciar-uma-empresa-enxuta-e-agil/>

Porque o movimento lean startup muda tudo. Disponível em: <http://hbrbr.com.br/por-que-o-movimento-lean-startup-muda-tudo/>

Entenda o que é lean startup. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Entenda-o-que-%C3%A9-Lean-Startup>

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