A educação continuada: uma alternativa para o sucesso profissional

Artigo 77 -  Yara Lima SITE

A educação continuada consiste em um processo educativo constante, com o objetivo de aprimoramento profissional após a graduação. A pós-graduação encontra-se em duas modalidades: stricto sensu e lato sensu. Esse tipo de qualificação está sendo cada vez mais procurada por estudantes, visto que, tem se apresentado como uma chave para a conquista da tão almejada carreira profissional bem-sucedida. Nas empresas contemporâneas há uma grande tendência para que os cargos mais altos dos níveis hierárquicos sejam ocupados pelos que dispõem de uma pós-graduação em seu currículo.

A educação continuada stricto sensu compreende os programas de mestrado e doutorado acadêmico e são emitidos diplomas para comprovação de cursado. Já o lato sensu compreende programas de especializações, incluindo os cursos como MBA (Master Business Administration); possuem duração mínima de 360 horas com a emissão de certificado, não diploma.

A empresa de consultoria americana PayScale realizou uma pesquisa sobre educação continuada, na qual foi comprovada a diferença salarial que um curso de pós-graduação pode oferecer para profissionais que o tenham, chegando a uma valorização salarial de até 80%. Salienta-se que o curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) dispõe de pós-graduação composta por mestrado profissional e mestrado e doutorado acadêmico.

O mercado de trabalho encontra-se cada vez mais competitivo, exigindo assim, profissionais com maior conhecimento e formação. De fato, a formação continuada apresenta-se como uma medida para o alcance de melhores postos de trabalho e maiores salários. Percebe-se assim, que a educação continuada passa a não ser mais algo simplesmente importante, mas tornou-se algo fundamental no currículo dos profissionais.

GUIZELINI, C. C.A educação continuada e uma carreira profissional bem-sucedida. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/academico/a-educacao-continuada-e-uma-carreira-profissional-bem-sucedida/106915/>. Acesso em: 06 de dezembro de 2015.

PUBLIEDITORIAL. Cursos de pós-graduação aumentam empregabilidade profissional. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/cursos-de-pos-graduacao-aumentam-empregabilidade-profissional/95221/>. Aceso em 07 de dezembro de 2015.

Yara Lima