O crescimento do streaming e a queda de audiência na TV

Artigo 73 - Nicolas SITE

É possível observar uma mudança mundial na forma de assistir televisão. Os serviços streaming (forma de distribuir conteúdo multimédia através da Internet), principais responsáveis por este fato, crescem em um ritmo acelerado, fazendo com que tal transformação aconteça de forma ainda mais rápida do que era prevista. Concomitante a este fato, o crescimento dessas ferramentas de distribuição fez com que as emissoras começassem a repensar sua forma de atuar no mercado, pois seu retorno com o público não é mais o mesmo.

A cultura do streaming tem se espalhado no país, apesar da dificuldade econômica vista no Brasil. De acordo com Adalberto Leister Filho, editor do site Máquina do Esporte, mesmo o público brasileiro ainda não acostumado a pagar um adicional por um serviço por demanda, tal mudança de consumo será inevitável, já que os brasileiros estão cada vez mais conectados a dispositivos móveis.

Esta transição entre mídias reflete diretamente na audiência da televisão, segundo dados da Folha de São Paulo, a média de audiência do maior campeonato televisionado do Brasil, o Campeonato Brasileiro, caiu de 26,2 pontos em 2001, para 16,8 pontos em 2014.

A mudança na forma de consumir conteúdo de entretenimento também influencia o cenário econômico da indústria televisiva. Segundo uma pesquisa de 2015 da WPP Group, pela primeira vez na história, os anunciantes diminuíram a quantidade de dinheiro destinada para ações na mídia televisiva.

Como foi pontuado inicialmente, o crescimento destas plataformas de conteúdo sob demanda já era previsto, e, por este motivo, os números mostram uma queda da audiência televisiva em todo o mundo, nos mais diferentes tipos de atrações. Devido a isto, as grandes emissoras precisam inovar a sua forma de transmitir conteúdo ou serão gradativamente esmagadas por estas plataformas, que estão se mostrando cada vez mais eficientes em seu mercado de atuação.

Fonte:

Nicolas