Kpop: uma estratégia coreana

jj

O ritmo K-pop, representado por batidas pop com pegadas de eletrônico, de origem sul-coreana, por letras dançantes e por clipes com superprodução, e as produções de televisão, tornaram uma estratégia da Coreia do Sul para impulsionar sua economia, a 11ª maior do mundo. Este fenômeno de propagação cultural, chamado “Hallyu” (“Onda Coreana”), iniciou-se no final da década de 90, entretanto o “boom” mundial ocorreu após o mega hit “Gangnam Style” do rapper PSY, ocorrido em 2012. Após isto, a Coreia do Sul tenta expandir no mercado global cultural investindo na internacionalização do K-pop e nas produções de televisão.

O país asiático constrói em sua capital um gigantesco parque temático dedicado ao K-pop e às séries de televisão, com 302 mil metros quadrados, e que será concluído em 2019. O projeto K Valley visa promover o país em nível global, por meio de seus produtos e recursos culturais. Com ele, o governo coreano espera criar mais de 56 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos, gerar mais de 8,7 trilhões de wons (7,3 bilhões de dólares) e atrair mais de cinco milhões de turistas por ano. (TERRA, 2016).

O show business sul-coreano adota três pilares de estratégia que os tornam referência mundial (NISHIDA, 2017):

A gestão estratégica de talentos: ocorre quando as grandes agências coreanas, como a S.M. Entertainment, formam seus talentos, selecionando e treinando seus candidatos desde a infância, com aulas de canto, dança, interpretação, línguas estrangeiras e treinamento intenso, diário e disciplinado, produzindo artistas completos.

A oferta variada e adaptada de produtos: desde álbuns a itens de vestuário, cosméticos e alimentos. É comum o lançamento das músicas e clipes em mais de um idioma, o grupo EXO possui até mesmo duas versões, o EXO-K (K para “Korean”) e EXO-M (M para Mandarim).

A gestão de relacionamento com o público: utilizando-se de mídias sociais, aplicativos e administração da base de fãs (com fã clubes oficiais que tem acesso a conteúdos exclusivos, promoções e acessos VIP’s).

Segundo o centro de Convergência Cultural, em 2015, a Coreia do Sul alcançou a quantia de 8 trilhões de wons, o que equivale a R$ 23,23 bilhões de reais, com exportações relacionadas ao Hallyu. Este número representa cerca de 3% do mercado global. Dessa forma, suas estratégias provam a sua disposição de marcar o mercado cultural global com suas produções, alavancando ainda mais a sua economia.

Referências:

TERRA. K-pop e novelas se tornam novos motores da economia sul-coreana. 2016. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/asia/k-pop-e-novelas-se-tornam-novos-motores-da-economia-sul-coreana,b3fb415e03919c9187a1e5a036894275ta2jpl0z.html. Acesso em 19 de Julho de 2018.

NISHIDA, Ricardo. K-Pop: Entenda O Fenômeno Pop Coreano Que Conquistou. 2017. Disponível em: O Brasilhttp://atl.clicrbs.com.br/infosfera/2017/08/19/k-pop-entenda-o-fenomeno-pop-coreano-que-conquistou-o-brasil/. Acesso em: 19 de julho de 2018.

Josué Paiva