Marketing de relacionamentos e os sites de redes sociais

Texto 223 - Luís Matheus [SITE]

 

O Marketing de Relacionamento é uma das estratégias de Marketing, e busca fazer com que a organização não só crie um elo com seu público-alvo, mas o solidifique. Há várias formas de uma empresa fazer um efetivo Marketing de Relacionamento, desde o oferecimento de um tratamento diferenciado aos seus principais compradores, como descontos e presentes ou até mesmo uma atenção mais especial com seus consumidores estratégicos através dos sites de redes sociais.

Estes sites de redes sociais são plataformas, como o Facebook e o Instagram, que permitem aos usuários, a partir da criação de um perfil na plataforma, estabelecer relações com outros indivíduos. Essas plataformas, ultimamente, estão tendo um crescimento muito acentuado de usuários e, a partir disso, é importante que as empresas saibam como explorar esse ambiente, que tem potencial bastante vasto e pouco conhecido/utilizado.

Uma das maneiras que as empresas estão descobrindo ser uma boa forma de estabelecer esse elo com seu público-alvo por meio dos sites é responder os usuários que entram em contato com os perfis dessas empresas de forma descontraída, ocasionando uma quebra de expectativa, visto que algumas organizações negligenciam essa aproximação com seus clientes, não dando tanto valor a ligação com eles, principalmente quando esse contato é advindo de uma reclamação.

A Netflix é um ótimo exemplo de empresa que utiliza as postagens que seus seguidores fazem sobre ela para estabelecer essa ligação, não importando se é um elogio ou uma reclamação. Com respostas inusitadas e divertidas, ela vem tendo cada vez mais aceitação por parte de seus clientes, tanto os já fidelizados quanto os potenciais, além de atrair cada vez mais pessoas para sua zona de influência. Apesar de não ser o único fator que contribui para a aceitação da Netflix, a interação estabelecida pela organização através dos sites de redes sociais é algo que aproxima nitidamente os clientes da empresa.

A Netflix não é o único exemplo de empresa que se utiliza das mídias sociais para isso e você pode conferir outros casos no ConstruSiteBrasil, como a Spotify Brasil, que responde os seus seguidores de forma a contextualizar os seus comentários com playlists que se adequem a conversação.

Portanto, a utilização dos sites de redes sociais pelas organizações é algo que deve ser minunciosamente planejado, pois esta atitude tem como consequência expor a empresa, e caso seja bem-feita, trará resultados bastante importantes para a empresa, como a fidelização dos clientes.

 

FONTES:

CONSTRUSITEBRASIL. 5 cases de empresas que conquistaram consumidores nas redes sociais 14 MAR 2017. 2017. Disponível em: <https://www.construsitebrasil.com/blog/ver-post/150/5-cases-de-empresas-que-conquistaram-consumidores-nas-redes-sociais>. Acesso em: 03 de julho de 2017.

CONTENT, Rock. Marketing de Relacionamento: o que é e porque ele é importante para sua empresa. Disponível em: <http://marketingdeconteudo.com/marketing-de-relacionamento/>. Acesso em: 03 de julho de 2017

 

cinthia-brito

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>