Quatro passos para construir uma marca memorável

Texto 191 - Gabriel [SITE]

A identidade da marca se tornou uma das ferramentas mais importantes para fazer o cliente se apaixonar pelo produto. O escritor e expert em marcas, Jean Noel Kapferer, alega que não se trata apenas do nome do produto/serviço, masa visão que leva à criação deles. É devido a essa visão que marcas fortes cativam seus defensores, os consumidores que serão leais a elas.

Dessa forma, é imprescindível um competente gerenciamento de marca, também conhecido como branding. O branding atua como um mecanismo de conquista e retenção do comprador, dificultando a perda do cliente para a concorrência. Quanto mais presente na rotina do consumidor, mais a marca venderá e valerá. Em vista disso, a empresa australiana de design One Deep Design desenvolveu um infográfico contendo passos para a criação de uma marca memorável. Eis alguns deles:

Ofereça um atendimento de excelência: segundo a pesquisa realizada, para 73% dos consumidores, um atendimento amigável determina o amor pela marca. Além disso, 89% deles deixaram de consumir o produto de empresas que os trataram mal.

Atente-se ao seu histórico e surpreenda: três em cada quatro consumidores preferem gastar com marcas que garantiram experiências positivas anteriores. Mantenha um histórico dos feitos relevantes da empresa. E por fim, quando tudo cair na rotina, surpreenda seus clientes com algo novo.

Explore as emoções: criar conexões emotivas com os clientes é essencial, pois emoções são a base de 75% do consumo.

Escute seus clientes: crie canais de comunicação com o consumidor, acate as sugestões interessantes e compartilhe as críticas construtivas, sejam elas positivas ou negativas. Adicionar um espaço para comentários no site da empresa pode aumentar as vendas em até 250%.

Portanto, um ótimo branding será seu diferencial no mercado, visto que tratar o cliente adequadamente, possibilitar um canal de comunicação consumidor-empresa e oferecer um produto que garanta experiências agradáveis são fatores decisivos para fazer as pessoas se apaixonarem por sua marca.

Fontes:

KAPFERER, Jean Noel. New strategic brand management. 4. ed. London: Kogan Page, 2008.

Revistapegn.globo.com. 6 formas para fazer seu cliente se apaixonar por sua marca. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Rafael-Teixeira/noticia/2014/02/6-formas-para-fazer-seu-cliente-se-apaixonar-por-sua-marca.html>. Acesso em 14 de março de 2017.

Sebrae.com.br. Como construir uma marca de sucesso. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-construir-uma-marca-de-sucesso>. Acesso em 10 de março de 2017.

gabriel-goncalves

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