Storytelling: contar histórias para alcançar o público

Artigo 34 - Adriano

As empresas do século XXI têm visto cada vez mais a necessidade de propagandas inteligentes para seus produtos através de técnicas inovadoras e ao mesmo tempo sutis, visto que a exigência do consumidor está se apurando assim como a variedade de seus gostos. Visando esta problemática é que nasce a estratégia de Storytelling.

Markenting consiste em contar uma boa história e, de acordo com o palestrante motivacional Marcos Zanqueta, Storytelling é um meio de dialogar com o público através da história da empresa, do produto, da necessidade e da expectativa do cliente, contendo começo, meio e fim para deixá-lo curioso. Através dele a empresa procura entender seu público-alvo, contar sua trajetória de mercado para ganhar confiança e criar novas propagandas que o atraia e o torne fiel à marca.

Porém, as atuais organizações precisam compreender não apenas seu público, mas o ambiente no qual ele se insere por meio de uma linguagem específica e direta, já que o marketing em função do ambiente ajuda na propagação das ideias das organizações chamando a atenção dos consumidores. O que faz com que o Storytelling não se restrinja a televisão e ao rádio, mas busque sua inserção nas redes sociais.

Por fim, resta às empresas o novo desafio de compreender que, para que esta técnica dê certo, a história transmitida deve conter traços que emocionem e influenciem quem a ouve, a fim de fazer com que quem é alcançado por ela se identifique com a mensagem recebida, porque isto é o essencial para que a campanha seja eficiente.

Fontes:

Storytelling: uma nova ideia de marketing e vendas. Disponível em:<http://www.agendor.com.br/blog/storytelling-uma-nova-ideia-de-marketing-e-vendas/> Acessado em 27 de Maio de 2015.

Storytelling, importante conceito do marketing digital. Disponível em:<http://www.publiweb.pt/marketing-digital/storytelling-importante-conceito-do-marketing-digital/ > Acessado em 27 de Maio de 2015.

Adriano dos Santos

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