As organizações contemporâneas necessitam de ferramentas que propiciem o aperfeiçoamento de seus processos e desempenho. Uma destas ferramentas, é o mapeamento de processos de negócios, uma ferramenta gerencial que visa estudar os processos organizacionais a fim de identificar melhorias e implantá-las nas atividades das organizações. Entre os conceitos acerca desses processos, os de negócios, pode-se citar o de Hammer e Champy (1994), onde processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico.
O surgimento do mapeamento de processos deu-se a partir da necessidade de as organizações tornarem-se mais flexíveis, dinâmicas e inovadoras em suas gestões, de modo a aumentar a satisfação de seus clientes. O estudo de processos, de modo resumido, está intrínseco ao BPM (Business Process Management) que é uma abordagem oriunda da década de 90 e que consiste na gestão de processos que permite analisar, definir, executar, monitorar e administrar processos de negócios.
Partindo desse pressuposto, o mapeamento de processos propicia o controle de dispêndio de insumos e a redução de entraves, tornando as organizações mais enxutas, competitivas e com maior nível de eficiência e eficácia, levando a organização a alcançar maior economia e realização de suas metas.
Portanto, estudar mapeamento de processos faz-se de suma importância ao campo da administração, tendo em vista que o alto desempenho organizacional será fruto da boa sistematização dos processos de negócios, e que esta é fator de grande importância para que a empresa alcance vantagem competitiva.
Fonte:
http://www.ufrrj.br/codep/materialcursos/projetomapeamento/MapeamentoProcessos.pdf