O que você faria com a criança? As dificuldades do processo decisório!

8d556d4a5e77cf011320a8da71a35087

Caso alguém perguntasse a definição de liderança, você provavelmente responderia palavras como união, organização, trabalho em equipe, foco, orientação etc. Se perguntassem, também, sobre a principal atividade do líder algumas respostas comuns/usuais seriam dadas, mas todas elas girariam em volta da famosa tomada de decisão. Esse exercício de escolha é um dos grandes pontos da administração, pois nas organizações ele está em constante ocorrência. Como observado no site do Portal IBC (2018) a importância do processo decisório na alta gestão é imensa, pois a partir dele são gerados os resultados futuros da organização. Desse modo, surge uma dúvida: você estaria pronto para tomar decisões de liderança?

Muitos sonham em um dia alcançar a graça da liderança/gestão, seja de uma grande multinacional ou até mesmo de uma pequena padaria na esquina, entretanto, todos os que sonham estão aptos a tomar decisões difíceis? Existe um desafio feito pelo jornal NYT em 2015 que questionava seus leitores sobre o seu comportamento, se pudessem voltar no tempo e ter em suas mãos a vida de Adolf Hitler quando era bebê, vocês a tirariam?

As decisões organizacionais apesar de não serem tão difíceis como “matar ou não um bebê”, impactam de maneira parecida e tão grande quanto, pois as decisões tomadas decidem o futuro do negócio ou empresa.

Imagine só uma empresa que foi sonhada, idealizada, oficializada, implantada, cresceu, maturou, se reinventou, conta com muitos trabalhadores, logo, sustenta famílias com os salários. Imagine-se, como gestor, tomando a decisão de cortar ou não determinado funcionário que subtraiu algum equipamento da empresa.

No primeiro momento, parece lógico que o funcionário mereça ser demitido, porém vamos observar mais a fundo a situação: determinado funcionário trabalha há mais de 10 anos com a empresa, ele sustenta só, uma família com dez pessoas sendo que duas dessas pessoas são complicadas com deficiências mentais e físicas. Em seus 10 anos de trabalho o contribuinte nunca faltou um dia sem atestado e é querido por toda a empresa, porém roubou da organização um armário do almoxarifado. Daí, surgem os dilemas: Ele deve sair impune devido ao seu histórico ou demitido para que roubos não aconteçam novamente, dessa vez por outros funcionários? O que acontece com sua família, seus filhos e as crianças com deficiência?

Portanto, independente da decisão, por mais “comum” que pareça como uma demissão, tem um grande impacto. Logo, aparece a importância da preparação para a tomada de decisão, o fator liderança deve estar perfeitamente equilibrado, tanto seu lado lógico quanto o emocional. Por fim, quando for decidir algo, lembre-se. Pare, pense, repense, pergunte, questione, faça tudo isso dentro da janela de tempo disponível, e acima de tudo, confie em você!

 

REFERÊNCIAS

OBSERVADOR. Se pudesse recuar no tempo, mataria o bebé Hitler?. 2015. Disponível em: < https://observador.pt/2015/10/26/se-pudesse-recuar-no-tempo-mataria-o-bebe-hitler/ >. Acesso em 15 de Abril de 2019.

OK CONCURSOS. Tomada de Decisão nas Organizações. 2018. Disponível em: < http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/162-tomada-de-decisao-nas-organizacoes#.XLSoEolKgdU >. Acesso em 15 de Abril de 2019.

PORTAL IBC. A IMPORTÂNCIA DA TOMADA DE DECISÕES NAS ORGANIZAÇÕES. 2018. Disponível em: < https://www.ibccoaching.com.br/portal/a-importancia-da-tomada-de-decisoes-nas-organizacoes/ >. Acesso em 15 de Abril de 2019.

 

IMAGEM

https://bit.ly/2S8z1oK

 

ALKS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>