Dicas: Primeiros Passos Para Iniciar Uma Pesquisa Científica

imagem 2

 

O trabalho de conclusão de curso é um projeto por qual muitos dos estudantes de ensino superior e pós graduação precisam passar. Principalmente na graduação, a monografia, principal trabalho requerido pela maioria das faculdades, costuma gerar medo nos estudantes que não tenham uma maior aptidão com a pesquisa científica, não sabendo nem como começá-la.

O primeiro passo é a escolha do tema: opte por um que você tenha um conhecimento mínimo acerca. Pode parecer uma dica boba, mas alguns estudantes escolhem um tema mais pela facilidade do que pela afinidade. Isso pode dificultar o passo seguinte: definir o objetivo principal da pesquisa. Esse objetivo vem normalmente acompanhado por um problema de natureza científica que se quer analisar. Quando não se tem conhecimento sobre o tema, achar algum problema claro e suscetível de solução torna-se mais complicado.

Além disso, deve-se planejar, também, os objetivos específicos, que servem como um processo para verificar o objetivo principal. Por exemplo, se uma pesquisa tem o objetivo de analisar o gap entre atitude e comportamento acerca da sustentabilidade, pode-se haver, como objetivos específicos, analisar as atitudes acerca da sustentabilidade de uma pessoa; analisar os comportamentos acerca da sustentabilidade de uma pessoa, e; comparar os resultados de ambas pesquisas. Ao final da verificação dos objetivos específicos, é necessário que haja uma conclusão em relação ao objetivo principal, ou seja eles devem guiar a pesquisa para a sua confirmação ou não.

Por fim, é muito importante o planejamento de um projeto de pesquisa. Como as pesquisas diferem muito entre si, não se pode falar num roteiro rígido para elaboração de projetos de pesquisa. Além disso, cada instituição tem seu próprio regimento quanto ao modelo de projeto. Entretanto, é comum uma estrutura contendo: Introdução, que deve explanar brevemente os objetivos do trabalho, as razões de sua realização, o enfoque dado ao assunto e a sua relação com outros estudos; Revisão da literatura, também conhecida como referencial teórico, na qual é dedicada à contextualização teórica do problema de forma a fundamentar a pesquisa e uma discussão crítica da questão, e; Metodologia, com informações sobre o tipo de pesquisa, qual população e amostra você irá trabalhar, além de como será o processo de coleta e análise de dados.

Elaborar um projeto de pesquisa bem consolidado proporcionará ao pesquisador e, até mesmo, ao orientador o rumo claro que sua pesquisa deve levar, além de ajudá-lo a se organizar quanto às informações que serão pesquisadas. Para o levantamento bibliográfico, além de livros, o pesquisador também pode recorrer a sítios, como BDTD.IBICT, Google Acadêmico, SPELL, SCIELO, Periódicos Capes, além dos próprios sites das revistas científicas. A pesquisa é um algo que pode durar muito tempo, mas fazer esse planejamento inicial pode ajudar um estudante desprevenido à não se perder durante seu processo.

 

REFERÊNCIAS

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ª ed. 12. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.

PÓS-GRADUANDO. Como elaborar um projeto de pesquisa. 2010. Disponível em: <https://posgraduando.com/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa/>. Acesso em: 14 de mar. 2019.

UNIVERSIA BRASIL. Como fazer uma pesquisa acadêmica em 7 passos. 2019. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/17/912323/como-fazer-uma-pesquisa-academica-em-7-passos.html>. Acesso em: 14 de mar. 2019.

VIVA DECORA PRO. Pesquisa Acadêmica: Aprenda a fazer a sua e ainda confira 11 Sites para turbinar os seus estudos na faculdade. 2018. Disponível em: <https://www.vivadecora.com.br/pro/estudante/sites-de-pesquisa-academica/>. Acesso em: 14 de mar. 2019.

 

IMAGEM

https://bit.ly/2G0Cj65

LF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>