Comunicação Organizacional: de que forma o conceito foi alterado com o passar do tempo?

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O exponencial progresso da tecnologia da informação modifica constantemente o mundo e, consequentemente, as organizações. Por estarem inseridas em diversos meios, é de extrema importância que essas instituições sejam capazes de adaptar e absorver novas tendências. Entretanto, ter domínio da informação não é o único desafio para alcançar uma gestão eficiente. Assim, é preciso que os gestores responsáveis pela eficiência da organização adotem um sistema de comunicação que englobe todos os setores, efetivando assim a interligação das partes e a garantia do processo organizacional.

Em uma primeira análise, é preciso diferenciar comunicação de informação e como a percepção desses conceitos foi modificada com o passar dos anos. Em Introdução à Administração (2014), Kwasnicka define que, para as teorias que compõem os pilares da administração, a informação deveria ser única e exclusivamente de domínio da alta gestão e, sendo assim, a organização podia deter toda a informação necessária à sua manutenção, mas como era centralizada e não comunicada aos outros setores o exercício empresarial era ineficiente. Por esse motivo, casos de falha produtiva ou erro nos processos organizacionais eram recorrentes e, muitas vezes, tomavam dimensões enormes já que o foco era resolver os problemas e não os fatores que os causaram.

A partir disso, a evolução das Teorias Administrativas abordou a relação diretamente proporcional entre “a complexidade interna da empresa e no ambiente que ela atua” (OLIVEIRA, 2013, p.27) e a necessidade de bons sistemas de comunicação e informação. Dessa forma, é imprescindível que se entenda a comunicação como um “desenvolvimento estratégico” (CARDOSO, 2006), pois para que todas as atividades possam acontecer eficientemente a organização precisa de coesão e de interligação entre seus departamentos. Logo, entender que a informação precisa atingir todos os setores de forma bem-sucedida é a garantia de que o processo como um todo seja efetivo e, consequentemente, gere resultado.

Em suma, a tecnologia da informação é uma das protagonistas no bom desempenho de processos organizacionais e garante a adaptação da empresa no seu meio de atuação. Entretanto, é preciso que essa informação seja bem direcionada através de uma gestão da comunicação interna da organização, pois a falta dela pode desencadear uma série de acontecimentos como, por exemplo, a inefetividade do processo produtivo. Portanto, a flexibilização das informações é uma característica essencial para o gerenciamento interfuncional e para o êxito da instituição.

 

 

REFERÊNCIAS

CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p. 1123-1144, Dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122006000600010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 Set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122006000600010.

KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à Administração. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2014

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

 

IMAGEM

https://bit.ly/2RWOg2u

 

 

 

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