Empreendedorismo e inovação: Uma análise sobre o filme A Barraca do Beijo.

texto site

O filme é uma comédia romântica adolescente envolvendo três principais personagens: Elle, Lee e Noah. Mesmo com todo aquele clichê de filme romântico americano, a Barraca do Beijo tem algo a mais: o início de um negócio.

A trama tem o foco na amizade de Lee e Elle, e no romance dela com Noah. Os melhores amigos fizeram um planejamento para arrecadar fundos para a escola e, pensando no que o consumidor local deseja, eles escolheram o melhor produto, o beijo. Quando eles precisam mostrar a ideia que tiveram para o conselho da escola, Lee acaba fugindo do programado, fazendo com que Elle tenha que se organizar rapidamente para conseguir “vender” a sua ideia e, como ela conhece bem o desejo de seus clientes, afirma que o cara mais gato da escola estará na barraca, mesmo que ela ainda tenha que convencer Noah a participar.

A Barraca do Beijo é um típico filme que prende a atenção devido ao roteiro fofo envolvendo os personagens, mas podemos identificar algumas lições empreendedoras dele, como:

1. Ideias novas de produto: As outras equipes da escola planejaram fazer atividades que já eram bastante conhecidas, como o jogo de argola e tiro ao alvo, mas Elle e Lee se arriscaram e inovaram no produto ofertado;
  2. Conhecer seu público: os personagens principais conhecem o que seus colegas de escola querem, principalmente, as meninas que desejam o Noah, e os meninos que desejam as Garotas OMG (Olivia, Mia e Gwyneth);
  3. Atrair seus clientes: Foi escolhido, para participar da barra do beijo, as meninas e meninos mais bonitos da escola. Assim, Elle e Lee conseguiram atrair a atenção de muitos colegas e venderam seu “produto” muito rápido, sendo, eles, os que mais arrecadaram fundos para a escola.

O filme é muito bom de se assistir, é leve, engraçado, romântico e podemos tirar vários ensinamentos dele, como os citados anteriormente, mas, principalmente, o de transformar uma ideia inovadora em algo que pode dar certo, atrair o público-alvo com produtos de interesse e gerar bastante lucro.

REFERÊNCIAS

NETFLIX. A Barraca do Beijo. 2018. Disponível em: <https://www.netflix.com/watch/80143556?trackId=14170286&tctx=3%2C0%2Cb1480e56-deca-4e7f-bd6b-2ece59ae19ae-33712304%2C5a38dc42-46d9-4ce8-9e99-c55b0e7e08e9_41076610X3XX1529700547015%2C5a38dc42-46d9-4ce8-9e99-c55b0e7e08e9_ROOT>. Acesso em: 22 de jun. 2018.

RITHELLE