O que o filme Monstros S.A pode nos ensinar sobre Reengenharia?

Imagemsite

A reengenharia foi criada na década de 90 e tem a intenção de manter a empresa competitiva através da remodelagem de suas atividades ou atualização de seus processos a fim de alcançar seus objetivos. Portanto, a reengenharia é um modo de reestruturar processos e deve ter como base duas atitudes: repensar e reinventar as principais atividades da empresa. 

Mas você deve estar se perguntando: o que a reengenharia tem a ver com Monstros S.A? A resposta é: somente tudo e o texto explica o porquê. 

No filme da Pixar, que fez parte da infância de muitas pessoas, a Monstros S.A é uma empresa fabricante de portas que leva monstros de sua dimensão até o mundo dos humanos, em uma espécie de realidade paralela. Uma vez, nessa realidade, os monstros entram em quartos de crianças para assustá-las e converter esse susto em energia elétrica para a sobrevivência não só da indústria, mas também da cidade monstro.  

Entretanto, a empresa está passando por uma grave crise e, por mais que tenha um dos melhores assustadores de todos os tempos, James Sullivan, não consegue gerar energia suficiente. Nesse ensejo, os personagens principais, Sullivan e Mike Wazowski, encontram uma menina, Boo, e, na tentativa de enviá-la de volta para o seu mundo, descobrem um plano do presidente da companhia para sequestrar crianças a fim de assustá-las com mais intensidade e, assim, gerar mais energia. Porém, durante a trama, os heróis descobrem que o riso da criança chega a gerar 10 vezes mais energia que o método convencional produz. 

Contudo, a empresa insiste em continuar com o método antigo de geração de energia através do susto. Durante o longa-metragem, é possível ver a falta de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de novas práticas e a aversão a implantar métodos mais inovadores, mesmo que sejam mais eficientes. 

Finalmente, no decorrer do filme, o dono e presidente da organização é preso por algumas atitudes ilegais, de acordo com a legislação do mundo monstro, e, para evitar que a empresa vá à falência, Sully e Mike conseguem aplicar a descoberta que fizeram e remodelam o processo mais importante da empresa. Mudam de sustos para brincadeiras e palhaçadas na frente das crianças e conseguem gerar energia suficiente para evitar a falência da empresa e suprir a carência de energia da cidade inteira.  

Portanto, podemos ver, nesse case do filme Monstros S.A, como a reengenharia pode ser importante, a ponto de salvar uma empresa da falência e como a resistência a inovação pode gerar prejuízos, por vezes, irreversíveis. 

Referências Bibliográficas

PERIARD, Gustavo. Reegenharia::o que é e como funciona. 2011. Disponível em: <http://www.sobreadministracao.com/reengenharia-o-que-e-e-como-funciona/>. Acesso em: 17 nov. 2017 

RUSSO, Francisco. Monstros S.A. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-26862/>. Acesso em: 17 nov. 2017. 

 cinthia-brito

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>