Mito ou Verdade: O nome da faculdade é importante?

Imagem

Provavelmente você já escutou que profissionais que estudam em instituições de ensino superior renomadas tem maior facilidade para conseguir um emprego que aqueles que estudam em instituições menos conceituadas. Mas será que isso é verdade? Até que ponto o nome da instituição de ensino pode conduzir o destino do candidato em uma entrevista?

Dizer que uma boa faculdade não é um bom cartão de visita nas empresas seria o mesmo que dizer que não existe diferença entre a qualidade de ensino das diversas universidades. Dessa forma, existe sim a diferenciação em ter formação de nível superior em uma faculdade de renome, mas afirmar que o ponto crucial na hora de avaliar um currículo e garantir uma vaga ou o crescimento em uma organização já é exagero.

Um bom profissional nunca pode parar de querer adquirir conhecimento, tendo que ir além do que a sala de aula oferece e investir em sua formação, realizando atividades extracurriculares que complementem as suas experiências adquiridas nas salas. Dicas como buscar cursos específicos ou complementares, participar de programas vinculados à universidade, trabalhar em empresas juniores ou valorizar a fluência em outros idiomas, especialmente o inglês, potencializam o destaque do profissional na hora da entrevista e na contratação.

Existe a possibilidade de o candidato ser escolhido por conta da universidade que fez, porém, quanto mais maduro, ou seja, quanto maior a maturidade profissional do candidato, menor será a relevância do fator universidade para a decisão, dando espaço para aqueles com experiências, cursos complementares e capacidade de se relacionar com outras pessoas, o que contaria muito mais.

Portanto, independentemente da formação superior do profissional ser em uma instituição de ensino conceituada, buscar, participar e valorizar experiências, conhecimentos extracurriculares e habilidades pessoais, podem te ajudar a ter mais sucesso no futuro e no presente da sua carreira.

Referências:

Administradores. Mito ou verdade: nome da universidade pesa no currículo? Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/academico/mito-ou-verdade-nome-da-universidade-pesa-no-curriculo/33941/>. Acesso em: Acesso em: 24 de Novembro de 2017.

Gazeta do Povo. O nome da faculdade é importante? Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/vestibular/o-nome-da-faculdade-e-importante-b3t8tp7hws7dj1rw628be2y4u>. Acesso em: 24 de Novembro de 2017.

Terra. Nome de faculdade conta? Profissionais de RH abrem o jogo. Disponível em:

<https://www.terra.com.br/noticias/educacao/nome-da-faculdade-e-importante-profissionais-de-rh-explicam,9749cd0476340a5f6159420d95fbfcfda75sRCRD.html>. Acesso em: 24 de Novembro de 2017.

Samuel