Como atingir o sucesso na Indústria do Vestuário

Texto 239 - Leandro [SITE]

 

Nenhum mercado industrial é fácil de entrar, mas esse fato ganha destaque principalmente quando relacionado com a indústria do vestuário no Brasil. Enquanto outras desfrutam de uma taxa de sucesso comercial de 50% ou mais, após quatro anos de funcionamento, a de vestuário não.

Uma razão para a maior taxa de falha de negócios é a concorrência. Novos projetos são abundantes, e a oferta de hoje, amanhã, já estará ultrapassada. Porém, no entanto, a concorrência por si só não é a razão pela qual muitas linhas falham.

Outra razão significativa pelas quais as empresas de roupas reduziram as taxas de sucesso é a forma como o negócio é gerenciado. Muitas pessoas que iniciam linhas de roupas fazem isso porque são artísticas, mas esses indivíduos geralmente não são empresários que entendem como as indústrias funcionam. Antes de lançar uma linha de vestuário, é necessário considerar as três seguintes etapas iniciais:

1. Compreender o compromisso: o potencial empresário deve entender o compromisso de tempo e dinheiro necessários para que a linha de roupas seja bem-sucedida;

2. Planeje o negócio: qualquer empreendedor experiente sabe que uma empresa precisa de um plano de negócios. Inicialmente, ele não necessita ser muito elaborado. Ele pode conter, em uma ou duas páginas, os elementos-chave da estratégia comercial da linha de roupas idealizada. Esses empresários devem ir trabalhando em um plano de negócios completo, à medida que o negócio se desenvolve;

3. Prepare-se para a fabricação: saber onde produzir a linha de roupas é uma decisão extremamente importante. Uma pequena empresa pode optar por fabricar seus produtos, mas a terceirização também deve ser considerada. A qualidade inicial do que for fabricado será a base da reputação da empresa, seja para o melhor ou para o pior.

Por fim, vale ressaltar que a eficiência é essencial para a sobrevivência do empreendimento. Após o lançamento, os empresários devem reexaminar seu modelo de negócios para garantir que a empresa atenda às estimativas projetadas. É necessário, também, melhorar constantemente o produto, os processos de venda e de produção, bem como a relação com os consumidores para, assim, garantir uma vantagem no cenário competitivo da indústria do vestuário.

FONTES:

Fashion Bubbles. Revolução Industrial e indústria do Vestuário. Disponível em: <http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/revolucao-industrial-e-industrializacao-do-vestuario-onde-a-funcao-encontrou-a-moda-parte-1/> . Acesso em 10 de Setembro de 2017

Marketing Futuro. Indústria do vestuário no Brasil. Disponível em: http://marketingfuturo.com/industria-do-vestuario-no-brasil/ . Acesso em 8 de Setembro de 2017

Mundo do Marketing. Mercado de vestuário no Brasil. Disponível em:  <https://www.mundodomarketing.com.br/inteligencia/pesquisas/159/mercado-de-vestuario-no-brasil.html> . Acesso em 10 de Setembro de 2017.

Leandro Machado

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