O pioneirismo da Netflix

Texto 198 - Nicolas [SITE]

A empresa de streaming Netflix é mundialmente conhecida por utilizar ferramentas de marketing inovadoras que atraem o seu público alvo e agregam valor para à marca. Fundada com o intuito de facilitar a vida dos cinéfilos, a empresa é considerada pioneira na forma de transmitir conteúdo de entretenimento aos seus clientes e na busca de alternativas estratégicas com o objetivo de se manter sempre atualizada. A seguir, serão apresentadas algumas soluções utilizadas pela Netflix e que se tornaram referência no mercado.

  1. Utilização de Algoritmos: A criação de um algoritmo próprio permite a Netflix conhecer, de forma mais profunda, seus clientes, possibilitando uma experiência personalizada pelos mesmos. Além disso, tal ferramenta permitiu que a empresa fizesse uma análise e produzisse filmes e séries baseado nas preferências de seus telespectadores;
  2. Mobilidade: Essa característica atribui ao telespectador uma percepção de liberdade, pois é possível assistir o acervo disponível na Netflix em qualquer local, basta ter acesso a uma tela, seja ela disponível em um aparelho de celular, tablet, computador, Smart TV, entre outros. Tal mobilidade vivenciada pelos assinantes do serviço choca-se diretamente com a programação fixa inerente às redes de televisão tradicionais. Outro aspecto se relaciona com a possibilidade de assistir parte do conteúdo disponível sem a necessidade de acesso à internet, totalmente de forma off-line;
  3. Disponibilidade de conteúdo grátis: É possível testar os serviços da Netflix sem um comprometimento oneroso durante o período de um mês. Essa possibilidade permite que os consumidores tenham contato com o conteúdo disponível pela empresa e façam um teste antes de se fidelizar com o serviço prestado;
  4. Facilidade no desligamento: Diferente de empresas que utilizam diferentes argumentos para convencer os consumidores que desejam cancelar um determinado serviço, a Netflix não foca suas forças em manter seus clientes insatisfeitos, mas sim, busca aplicar estratégias para incentivar ex-clientes a retornar sua assinatura. Para o criador do serviço, a dificuldade em cancelar uma assinatura configura-se como uma “falsa economia”.

            Desta forma, a Netflix sempre se mostrou inovadora, buscando utilizar toda a evolução tecnológica ao seu favor. Tal fato possibilitou que a empresa se tornasse o principal serviço de TV por internet em todo o mundo.

REFERÊNCIAS:

LinkedIn. O que aprendi sobre marketing com a Netflix. Disponível em: <https://www.linkedin.com/pulse/o-que-aprendi-sobre-marketing-com-netflix-thays-abrantes>. Acesso em: 18 de abril de 2017.

Sitehosting. Streaming. Tudo sobre Streaming. Disponível em: <http://www.sitehosting.com.br/streaming/>. Acesso em: 24 de abril de 2017.

nicolas-paiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>