Percebendo necessidades para gerar negócios

Artigo 57 - SITE

Em seu livro Inovação e Espírito Empreendedor, Peter Drucker apresenta a estreita relação existente entre as atividades de inovação e o empreendedorismo. Para ele, inovar é intrínseco ao empreendedor, e esse deve buscar, de modo deliberado e organizado, mudanças e a análise sistemática das oportunidades que tais transformações podem oferecer para a inovação econômica ou social.

E o que são inovação e empreendedorismo?

Vianna et al. (2012) apresenta que inovação consiste na recriação de modelos de negócio e na geração de mercados novos capazes de atender as necessidades humanas, enquanto que empreendedorismo, segundo Dornelas (2008), pode ser compreendido como a atividade conjunta de pessoas e processos rumo à transformação de ideias em oportunidades, que podem levar à geração de negócios de sucesso.

Um serviço que tem ido de encontro a essa relação entre empreendedorismo e inovação, apresentada por Drucker, é o self storage, que aos poucos vem ganhando destaque no cenário nacional. Trata-se de um serviço bastante comum em lugares como França, Espanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, e se constitui como grandes espaços que possuem boxes, em diferentes tamanhos, que podem ser alugados por pessoas jurídicas ou físicas para a guarda de objetos pessoais, material de escritórios, roupas. O contratante do serviço é o único que tem acesso ao box, ficando ele com a chave ou senha de proteção do mesmo. Além disso, há a contratação de uma seguradora para maior segurança do alocador.

No Brasil, empreendedores têm encontrado uma ótima oportunidade de investir em self storage, uma vez que os imóveis entregues pela construção civil são em sua grande maioria pequenos e apresentam limitados espaços para a guarda de objetos. Segundo a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), o país conta com a atividade desde 1996, tendo aproximadamente 100 empresas inseridas nesse mercado e um território de 170.000 m² dedicados ao serviço.

Diante do exposto, compreende-se que o surgimento de novos mercados se dá na medida em que empreendedores enxergam as necessidades humanas, muitas vezes não observadas pelos próprios clientes, e percebem oportunidades que propiciam a geração de valor e crescimento econômico. Essa percepção torna-se indispensável em um país carente de melhorias em diversos setores da sociedade, pois elas são porta de entrada para o desenvolvimento econômico e social de nosso país.

Fontes:

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor. São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1987.

VIANNA, Maurício et al. Design Thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

http://www.asbrass.com.br/home.asp

Cleilton

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