Empreendedorismo jovem: ferramenta para o desenvolvimento de um país

Artigo 42 Larissa

O empreendedorismo é um dos principais elementos capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de um país. A identificação e criação de oportunidades faz parte do papel do empreendedor, o qual é capaz de pensar e agir de forma inovadora, entusiasmar pessoas e assumir riscos, mantendo sempre o foco nos objetivos, que, para serem alcançados, precisam de comprometimento.

De acordo com uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), estima-se que o Brasil possua cerca de 46 milhões de empreendedores, dos quais metade iniciou seu próprio negócio há menos de três anos e meio. Dentre esses iniciantes, 53% são jovens com idade entre 18 e 34 anos. Dessa forma, frente à relevância dessa temática para o país, conheça alguns jovens empreendedores de destaque nacional e local:

  • Guilherme Lichand: Foi eleito um dos jovens mais inovadores do Brasil pelo MIT Technology Review. Diante da importância da coleta de dados sobre a situação da população para a resolução dos problemas sociais, Guilherme criou, junto com outros dois sócios, a MGov Brasil, uma consultoria de políticas públicas que coleta dados por chamadas de voz e SMS (como uma parcela significativa da população não tem acesso a novas tecnologias, um aplicativo para smartphones não seria tão eficaz). Esses dados coletados são fornecidos para gestores públicos, a fim de que sejam elaboradas ações que contribuam para o alcance de um impacto social efetivo.
  • Bel Pesce: Aos 26 anos, já escreveu três livros, foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil” pela Revista Época e eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil” pela Revista Forbes. Após ter fundado empresas no período em que morou nos EUA e trabalhado em outras como Google e Microsoft, criou, em 2013, a FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, a qual objetiva desenvolver talentos e transformar o Brasil em um país mais empreendedor.

Ceará:

  • Denis Cruz: Formado em Administração pela UFC e com MBA pela Stanford University, criou a Clínica Popular SIM, a qual oferece atendimento médico e odontológico de qualidade a preços acessíveis, a fim de atender pacientes que não podem pagar por um plano de saúde, mas que não desejam ser atendidos pelo SUS.
  • Célio Belém: Advogado e palestrante, fundou, junto com dois amigos, a Sociedade de Debates da UFC. Por ter sido a primeira no contexto nacional e ter obtido destaque em competições nacionais e internacionais, atualmente é utilizada como modelo para novas sociedades de debates pelo Brasil.

Com o tema exposto ganhando cada vez mais reconhecimento, é relevante que as instituições de ensino superior em todo o país deem suporte e orientação aos seus discentes quanto ao assunto, educando-os não apenas para trabalhar em organizações de terceiros, mas também para serem protagonistas da sua própria trajetória.

Fontes:

http://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2015/05/empreendedor-cria-tecnologia-para-melhorar-politicas-publicas-atraves-de-sms.html

http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/433bc927bc821485d176f4ea5952c62c/$File/4321.pdf

http://www.administradores.com.br/noticias/empreendedorismo/empreendedorismo-a-aposta-do-jovem-brasileiro/100806/

http://www.sddufc.com.br/quem-somos/

Larissa Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>